Repórter Nordeste

Renan Calheiros vira Judas e é "malhado" em Roraima

“Qualquer semelhança com pessoa viva ou morta é mera coincidência”, diz o patriarca da família Ildemar Coutinho. Todo ano a tradição é renovada, e os membros mais antigos da família escolhem um “homenageado”, que geralmente é um político e amarram o boneco num poste em Boa Vista (RR). Esse ano o escolhido foi o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O boneco é chamado de Ranan.

Segundo Coutinho, o motivo foi a forma como o político voltou à presidência do senado no início de 2013, cinco anos após ter renunciado ao cargo por suspeitas de irregularidades. “O povo brasileiro ficou indignado”.

Para ele, a malhação de Judas também é um momento de chamar atenção para problemáticas sociais. “O boneco que mais fez sucesso foi o ‘Judas Gafanhoto’, na época do escandalo dos Gafanhotos, como ficou conhecido o esquema de fraude de folha de pagamento em Roraima.

Para Isonete Coutinho, tudo não passa de uma brincadeira para reunir a família. “Mais tarde, vamos entregar Judas para as crianças o malharem”, explica.

A tradição dos Coutinho vem desde os anos 40, quando ainda residiam em Manaus/AM. E vem de lá o boneco que foi confeccionado por um artista plástico amazonense. “Ainda comprei um paletó novinho pro Ranan”, brincou Ildemar.

As informações são do G1

Sair da versão mobile