O senador Renan Calheiros afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem autoridade para encerrar a discussão sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Em declaração pública, Renan classificou a proposta como inconcebível e sem respaldo popular, destacando que pesquisas indicam ampla rejeição da sociedade à ideia de perdão para crimes contra a democracia.
Segundo o parlamentar, o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal representa uma oportunidade histórica para romper com a impunidade que marcou episódios de retrocesso institucional no país. Ele também ressaltou que há jurisprudência consolidada no STF que impede anistia, indulto ou perdão para crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Renan criticou a tentativa de acelerar a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados e disse não acreditar que o Senado vá pautar a matéria. Para ele, o Congresso deveria concentrar esforços em iniciativas que fortaleçam a democracia e atendam às demandas reais da população.








