Repórter Nordeste

Rainha da Espanha cancela viagem a Londres

Exame

A rainha Sofía da Espanha cancelou nesta quarta-feira a viagem a Londres que faria na próxima sexta-feira, por ocasião do Jubileu de Diamante de Elizabeth II, porque o governo espanhol o considera “pouco adequado” devido à visita programada a Gibraltar do príncipe Edward da Inglaterra.

Fontes da Casa Real afirmaram que a participação da rainha em um almoço previsto no marco das celebrações do 60º aniversário de coroação de Elizabeth II foi cancelada porque, “nas circunstâncias atuais”, o governo espanhol considera “pouco adequada” sua presença no evento.

As mesmas fontes disseram que a Casa Real informou a seu par britânico ainda nesta tarde que a rainha Sofía não participará do almoço que será oferecido na sexta-feira por Elizabeth II e o duque de Edimburgo no castelo de Windsor, sem detalhar os motivos da ausência.

Fontes diplomáticas detalharam à Agência Efe que o conflito aberto após a ruptura das negociações entre os pescadores espanhóis e o governo gibraltarino para tentar solucionar o bloqueio pesqueiro na baía de Algeciras foi o estopim definitivo que levou o Executivo espanhol a aconselhar à Casa Real o cancelamento da viagem.

Este conflito se soma à prevista visita a Peñón do filho mais novo de Elizabeth II e sua esposa programada para o próximos dia 11 de junho.

Além disso, é preciso acrescentar uma terceira circunstância: nos atos comemorativos do 60º aniversário de Elizabeth II no trono soaria música interpretada pela banda do regimento britânico de Gibraltar.

Há 31 anos, o litígio por Gibraltar levou os reis da Espanha a cancelar sua presença no casamento do príncipe Charles com Diana de Gales.

Sair da versão mobile