O chaveiro Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, o Tiü França é o proprietário do veículo que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados na noite de 13/11. Durante o atentado contra o STF, ele morreu.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encontrou um timer – ou temporizador – junto ao corpo de Francisco.
A explosão ocorreu por volta das 19h30, tanto nas proximidades do STF quanto no estacionamento da Câmara dos Deputados.
Ministros do Supremo foram evacuados com urgência, e a área foi isolada devido ao risco de novas explosões. As medidas de segurança foram intensificadas nos palácios do Planalto, Alvorada e Jaburu.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou a perícia no local, enquanto a Polícia Federal adiantou que um inquérito será instaurado para investigar os ataques.
Quem é Tiü França?
O que ele sabe é que ele foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL) em 2020.
Antes do atentado, ele fez uma declaração nas redes sociais, antecipando um ataque a bombas na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Em uma postagem no Facebook, ele disparou:
“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos.”
Ele ainda acrescentou: “Cuidado ao abrir gavetas, armários, estantes, depósitos de materiais etc. Início às 17h48 do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”