Repórter Nordeste

Quantos anos uma cirurgia plástica tira do rosto de uma pessoa?

Reuters

Quer saber o quão jovem você vai parecer depois de uma cirurgia facial? Um novo estudo pode ajudá-lo. Pesquisadores disseram  que os procedimentos de cirurgia plástica tiram uma média de sete anos da aparência dos pacientes, com cirurgias faciais mais extensas atrasando o relógio ainda um pouco mais longe.

Embora o objetivo da cirurgia seja restaurar uma aparência mais jovem, mas natural, os médicos não tinham dados para fornecer uma boa estimativa para seus pacientes de quão mais jovens eles pareceriam.

Agora, o novo estudo chegou a uma conclusão. Os resultados seguem outra pesquisa recente, de alguns dos mesmos pesquisadores, que descobriram que as cirurgias de nariz vêm com um benefício colateral de deixar os pacientes com idade percebida de 2 anos mais jovens.

Para o estudo atual, o Dr. Nitin Chauhan e seus colegas da Universidade de Toronto recrutaram 40 estudantes de medicina para avaliar as fotos “antes” e “depois” de 60 pessoas que tinham operado a face, o pescoço e procedimentos adicionais.

Esses pacientes, principalmente mulheres, tinham entre 45 e 72 anos de idade quando fizeram a cirurgia estética.

Antes das cirurgias, os avaliadores estimaram que os pacientes eram um ou dois anos mais jovens que sua idade real. Nas fotos posteriores, no entanto, eles acharam que os pacientes eram nove anos mais jovens do que realmente eram.

O benefício de idade aparente foi maior nos pacientes que tinham feito mais procedimentos. Com apenas um rosto e pescoço renovados, o relógio virava 5,7 anos para trás. Isso comparado a 7,5 anos para os pacientes que faziam cirurgia na pálpebra também, e 8,4 anos para aqueles que faziam, além de tudo, cirurgia na testa. Combinados, os pacientes pareciam uma média de 7,2 anos mais jovens pós-cirurgia.

Possíveis complicações incluem sangramento, infecção e os riscos típicos relacionados a ficar sob anestesia, bem como a chance de não gostar de seu rosto novo.

Eles também alertam que a cirurgia não é a resposta para todos. Às vezes, é preferível uma dieta saudável, fazer exercícios suficientes e evitar exposição ao sol para ter uma aparência mais jovem.

Sair da versão mobile