A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) anulou a decisão do Diretório Estadual de Alagoas que havia invalidado 3.386 filiações realizadas durante o período do Processo de Eleição Direta (PED), reconhecendo-as como válidas. A determinação consta no Ofício SORG 15/25, emitido em 12 de abril de 2024 pela Secretaria Nacional de Organização, e tem caráter definitivo.
Conforme o comunicado oficial, a Câmara de Recursos do Diretório Nacional acatou por unanimidade o recurso contra as indeferimentos feitos pela Executiva estadual alagoana. O deputado Ronaldo Medeiros celebrou a decisão, definindo-a como “um dia especial, de verdade, justiça e democracia”.
O documento, assinado pela secretária nacional Sônia Braga, determina que os filiados agora regularizados devem atualizar seus dados cadastrais – incluindo telefone e e-mail – até o dia da eleição do PED, em 6 de julho.
A decisão nacional deve reconfigurar as disputas internas no PT alagoano, garantindo participação ampliada no processo eleitoral e garantir maior pluralidade nas instâncias partidárias.