Repórter Nordeste

Psicanalista dá dicas para relacionamento duradouro

Tribuna da Bahia

Grande parte das pessoas procura um relacionamento perfeito, mas muitas, apesar de estarem nessa busca, não acreditam que ele exista, pois não conseguem alcançá-lo.

Uma prova disso são os números de divórcios e separações que crescem de forma constante no país, principalmente, entre os jovens. Por ano são registrados cerca de 250 mil divórcios e mais de 63 mil separações.

Mas existem algumas maneiras de tornar os relacionamentos duradouros. “O importante é nunca perder o respeito pelo companheiro, pois ele é a estrutura de qualquer relação. Além de lembrar que cada um precisa do seu espaço, com os seus gostos, desejos e círculos de amizades”, afirma a psicanalista Taty Ades.

Perfeição não significa que o relacionamento não terá brigas e desentendimentos em determinados assuntos, mas sim que eles conseguirão resolver todos os problemas sem abalar a estrutura do relacionamento. Para isso, é necessário muito respeito, amor e companheirismo.

“Ter os mesmos objetivos e gostos ajuda, mas não é essencial. As diferenças podem ser superadas e o relacionamento será muito bom por conta desses debates”, explica a psicanalista.

A busca por uma pessoa, um namoro ou casamento perfeito sempre vai existir, mas o importante é lembrar que ninguém consegue a perfeição 100% do tempo e que quando os problemas aparecerem, o casal precisará ter um jogo de cintura para contorná-los e continuar a relação saudável.

O relacionamento perfeito não existe sozinho, são as pessoas envolvidas que conseguem manter essa relação cada vez melhor.

Sair da versão mobile