Projeto Empreenda Maceió vai capacitar empreendedores do Pinheiro

Sebrae e MPT/AL assinam convênio para oferecer, gratuitamente, palestras, cursos, oficinas remotas e consultorias com hora marcada

Texto: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa

Fotos: Kelvin Gomes

Com o propósito de fomentar a recuperação de negócios e empregos afetados pela calamidade pública decorrente dos fenômenos geológicos causados a partir da extração de sal-gema nos bairros do Bom Parto, Bebedouro, Mutange e Pinheiro, o Sebrae Alagoas e o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) assinaram um convênio, na manhã desta sexta-feira (25), para dar início ao Projeto Empreenda Maceió.

A iniciativa consiste em capacitações, oficinas, palestras, atendimentos e consultorias a serem organizados e implementados pelo Sebrae Alagoas com o objetivo de recompor a capacidade empreendedora do município, através de ações junto aos empreendedores e empresários, bem como aos professores e alunos. Com a pulverização dos empreendedores, empresários e alunos, localizados nos bairros atingidos, o projeto atenderá nos próximos dois anos um público difuso inserido na região metropolitana de Maceió.

O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destaca que esta talvez tenha sido a maior tragédia ambiental, motivada por um acidente geológico a partir da exploração no subsolo em uma área urbana brasileira. Ele também lembrou que o convênio poderá ajudar no resgate da dignidade e reconstrução do ambiente empresarial na cidade.

“Isso fez com que perdêssemos espaços habitáveis com prejuízos diretos para mais de 50 mil pessoas. Ali, as pessoas se viram privadas do seu espaço de vida, do seu habitat. Muitos nasceram ali e tiveram firmados seus relacionamentos familiares e empresariais. É um prejuízo patrimonial e até cultural para a cidade, prejudicou até a mobilidade urbana. Com esse convênio, buscaremos dar condições para tentar minimizar o drama dessas pessoas e ajudar na reconstrução de uma nova vida empresarial’, pontua.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) em Alagoas, Rosemeire Lôbo, ressalta que o convênio provém do Termo de Acordo firmado entre o MPT e a Braskem, tendo como interveniente o Município de Maceió e, ao identificar a necessidade de fomentar a recuperação de negócios, buscou a parceria com o Sebrae Alagoas.

“O MPT não poderia ficar somente no trabalho de fiscalização dada a grande quantidade de pequenos negócios na região. Muitas pessoas perderam a casa, o negócio e a clientela. Buscamos a aproximação com o Sebrae porque temos um forte laço por conta da mentalidade do empreendedorismo. Empreendemos desde a hora em que acordamos. Às vezes conseguimos empreender sozinhos, em outras, precisamos de parceria para formar mais empreendedores e fazer com que aquelas pessoas que perderam seus empregos naqueles bairros possam conhecer mais empreendedores. Para o MPT/AL é uma honra fazer parte dessa iniciativa”, conclui.

Capacitações

O convênio irá atender mais de 1,8 mil empreendedores e empresários MEI, ME e EPP presenciais ou remotos por meio dos instrumentos de informação, orientação técnica, capacitação (palestras, oficinas e cursos), além de consultorias empresariais com hora marcada, de acordo com a necessidade e disponibilidade dos clientes. Além disso, o projeto irá abranger mais de 450 estudantes e 15 professores por meio de oficinas e palestras de educação empreendedora.

Entre as diversas soluções do portfólio do Sebrae que serão ofertadas estão capacitações como o ‘Curso Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso’; ‘Oficina Gestão das Emoções’; ‘Seminário de MKT Digital e Vendas + Mentoria’; ‘Palestra – Venda + no Dia das Crianças c/ mentoria individual’; ‘Curso Líder Coach’. Além disso, serão ofertadas consultorias, entre elas: ‘Modelagem de Negócios by Canvas’; ‘Consultoria com Hora Marcada (temas como Marketing Digital e finanças)’ e ‘Mentoria de Impulso Digital’.

Para professores e alunos serão ofertados: ‘Oficinas de Empreendedorismo para professores’; ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Professores’; ‘Desafio JEPP + premiações’ e Oficina WhatsApp Empreendedorismo para alunos do ensino médio.

As inscrições serão abertas nos próximos dias e poderão ser feitas na Loja Virtual do Sebrae através do link: https://loja.al.sebrae.com.br/loja/.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *