Programa Cidade Viva é debatido com vereadores

Da assessoria

Para fomentar ainda mais o poder de compra da população, o fortalecimento das atividades produtivas e a competitividade da economia local, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apresentou aos vereadores, na tarde desta terça-feira (29), o programa Cidade Viva.

O encontro ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, onde a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, falou das ações estruturantes que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito Luciano Barbosa, no centro comercial de Arapiraca.

Dentre as ações do programa Cidade Viva, a secretária Rosa Lira adiantou que a proposta é criar um ambiente inovador e sustentável para os lojistas, vendedores ambulantes e prestadores de serviços que atuam no centro de Arapiraca.

“Nossa equipe fez um levantamento completo e um diagnóstico acerca da economia existente e das atividades produtivas no centro comercial da cidade. Nesse momento de pandemia, Arapiraca vem se reinventando e dando mostras de ser uma cidade viva”, enfatizou a secretária.

Durante a apresentação do programa, Rosa Lira disse que a equipe vem debatendo ações coletivas e ouvindo sugestões de todos os setores produtivos do centro comercial de Arapiraca.

Aspectos sociais e urbanísticos

A secretária parabenizou o trabalho de toda equipe e adiantou que o programa Cidade Viva está priorizando, sobretudo, a sobrevivência e fortalecimento de toda a cadeia produtiva e dos negócios.

“Além disso, as ações também incluem intervenções urbanísticas para oferecer melhores condições de trabalho aos lojistas e vendedores ambulantes”, frisou.

O plano traçou o ordenamento dos espaços públicos, com a adoção de projetos como o Centro Novo, requalificação da Praça Deputado Marques da Silva, implantação de bicicletário, postes inteligentes, sinalização turística, programas de mobilidade, implantação de internet livre, videomonitoramento, colocação de totens, coleta seletiva do lixo, programas acessibilidade, padronização das calçadas, criação da Zona Azul e ordenamento do trânsito, entre outras ações.

O setor produtivo terá acesso a linhas de crédito, além de treinamentos e cursos de capacitação para dinamizar e fortalecer ainda mais os negócios, com a participação dos ambulantes, lojistas, agência de fomento como o Sebrae e demais representantes da sociedade de Arapiraca, a exemplo da CDL, Abrasel, Sindilojas, Centro Novo, dentre outros.

O Programa Cidade Viva prevê ainda a disponibilidade de espaços públicos com infraestrutura ampliada, a exemplo da colocação de boxes no Mercado Público, Mercado do Artesanato, Mercado Verde, Feira da Fumageira e Shopping Popular para que os vendedores ambulantes possam comercializar os seus produtos de forma organizada e com total assistência técnica.

Ainda no encontro, os vereadores ressaltaram a importância do programa e fizeram questão de evidenciar a preocupação do Poder Legislativo local com a sobrevivência e fortalecimento de todos os setores produtivos incluídos nas ações.

“Esse debate é fundamental para que possamos conhecer de perto a concepção do programa e fazermos as sugestões necessárias para tornar as ações mais efetivas”, destacou o vereador Léo Saturnino.

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML também participou da reunião de apresentação e debates do programa Cidade Viva, juntamente com os vereadores Pablo Fênix, Vicente do Remédio, Márcio do Canaã, Doutora Fany, Fábio Henrique, Alisson da TIM e Edvânio do Cangandu.

O secretário-executivo de Gestão, Vytor Ferro; o secretário de Articulação Política, José de Macêdo Ferreira; o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, estiveram presentes no encontro, que também contou com a presença da secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sandra Alves, bem como de técnicos do órgão.

.