Professores alagoanos já podem se inscrever no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa

As melhores práticas de educação empreendedora de Alagoas agora podem concorrer ao Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A edição 2021 foi lançada na tarde desta segunda-feira (17) em um webinar com a apresentação do regulamento e casos de sucesso vencedores da edição anterior. Além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, o prêmio tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações.

Podem participar do prêmio somente professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora, sendo educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.

A edição 2021 conta com a Etapa Estadual, com a seleção de projetos em todos os estados e a Etapa Nacional, todas elas com cinco categorias: Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior. Projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino.

Durante o webinar de lançamento, a gerente adjunta da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Flávia Fernandes, enfatizou que a edição 2021 do prêmio foca em professores com o objetivo de reconhecer, sobretudo, práticas inovadoras que contribuíram para a disseminação dessa ideia mesmo com a pandemia.

“Decidimos dar esse foco porque, ano passado, por conta da pandemia, eles tiveram que ser ainda mais criativos e curiosos, aplicando novas metodologias. Eles empreenderam muito e merecem reconhecimento e que essas práticas sejam compartilhadas com outras escolas, outros educadores. Desde 2013 trabalhamos o tema e acredito que todos podem ser inspiração para seus pares e estudantes. Estamos muito ansiosos para conhecer as novas histórias que serão contadas nesta edição”, pontua.

O regulamento foi apresentado por Tatiana Kilx, diretora do Porvir, destacando que na seleção serão avaliados critérios como o desenvolvimento do projeto, atuação do educador ou da equipe, bem como o impacto da iniciativa para estudantes, escola e comunidade.

“Que sejam inscritas ideias criativas e inovadoras, que ainda não vimos, que utilizem metodologias ativas e ligadas aos objetivos de aprendizagem de maneira mais engajadora. Que sejam ideias que desenvolvam novas competências nos alunos e gerem impactos para as escolas e para as comunidades. Queremos muito reconhecer essas práticas, divulgá-las e fazer com que a educação empreendedora se torne ainda mais presentes nas escolas do país”, afirma.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro no site https://premiosebrae.prosas.com.br/. Além do troféu, os vencedores ganharão uma Missão Técnica Nacional, a ser definida, além de terem seus casos divulgados nacionalmente nos canais do Sebrae.

A premiação de reconhecimento da Etapa Estadual será feita no mês de novembro com os Troféus de Ouro, Prata e Bronze e classificação dos finalistas para a Etapa Nacional, com o reconhecimento em fevereiro de 2022. Os classificados para a Nacional também poderão ser contemplados com reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.

Todos os vencedores da etapa nacional serão convidados a participar de uma missão técnica, em data e destino a definir, com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação cobertos.

Casos de sucesso da edição anterior

No webinar, dois vencedores da edição 2019 compartilharam seus casos de sucesso. O primeiro deles foi Vicente de Paulo, vencedor da categoria ensino médio, com projeto “Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação”, do Colégio Lourdinas, de Campina Grande/PB.

Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto capacita alunos em empreendedorismo e inovação, com a realização de oficinas, treinamentos, mentorias e hackaton para criar soluções para resolver problemas da sociedade e transformar jovens em pessoas com atitude empreendedora e inovadora. Os estudantes participam de uma seleção na qual são escolhidas três ideias para desenvolvimento de protótipo, trabalhando com apps, robótica, produtos alimentícios e saúde.

Na sequência, o professor e orientador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, Cézar Santos, apresentou o Projeto Integrador, vencedor da categoria Ensino Superior. Na iniciativa, os alunos são estimulados a criar um projeto para algum centro de educação infantil que seja carente. Trabalhando 10 pilares do empreendedorismo, a iniciativa traz a oportunidade para que os alunos projetem desde o espaço da sala de aula até os mobiliários.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora edição 2021 é promovido pelo Sebrae e Ministério da Educação (MEC) com apoio técnico do Porvir e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *