Prefeitura inicia revitalização da orla marítima no Dia Mundial do Turismo

Mais do que nunca, estrutura, segurança e hospitalidade serão grandes diferenciais na escolha do turista pelo destino a partir de agora. Por isso, visando o bem-estar dos maceioenses e turistas, a Prefeitura de Maceió iniciou hoje (27), no Dia Mundial do Turismo, um mutirão para revitalização da Orla Marítima, principal cartão-postal do destino.

A iniciativa, que conta com o apoio de nove pastas estratégicas da gestão municipal, tem continuidade nesta terça-feira (28), e já tem um cronograma de ações para outubro. As intervenções vão desde reparos estruturais no calçadão, ciclovia, mobiliários esportivos, academias, praças e quadras até sinalização de trânsito, iluminação pública e fiscalização.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, as ações que estão sendo realizadas contribuem, sobretudo, para a retomada do segmento, visando a alta temporada de verão na capital.

“Hoje, no Dia Mundial Mundial do Turismo, começamos essa ação sob coordenação do prefeito JHC, que mobilizou todas as secretarias com um único objetivo: tornar a nossa orla ainda mais bela e pronta para receber nossos turistas e maceioenses. Somente esse trecho da capital abriga quase dez por cento de todos os empregos do segmento. Ações como essas demonstram o comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento do destino Maceió”, apontou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão.

“Nosso objetivo é deixar a orla ainda mais preparada, primeiramente para os moradores e, claro, para receber os visitantes, principalmente no verão, que é o período mais aguardado. Maceió é uma das cidades mais procuradas e queremos manter essa procura pelo destino, ressaltando a segurança e infraestrutura da cidade”, destacou secretário- executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura.

Durante o mutirão, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que também participa da ação, realizaram a recuperação dos bancos, da ciclovia, substituição de placas de galerias danificadas, bem como desobstrução de limpeza da rede de drenagem.

“A Infraestrutura segue empenhada em prestar serviços que beneficiem toda a população maceioense, da parte alta à parte baixa da cidade”, destacou o secretário interino de Infraestrutura, Vandebilto Magalhães.

O ambulante Thiago Melo Silva, de 30 anos, trabalha na orla há seis anos comercializando lanches e aprovou a revitalização da orla, em especial, da ciclovia, onde transita diariamente. “Com as ações está ficando bem melhor que antes. A ciclovia estava muito apagada, não dava para ver a cor da tinta e agora está ótima, depois que pintou, ficou melhor ainda para pedalar”, disse.

Troca de lâmpadas e poda dos coqueiros estão entre as ações programas. Foto: Victor Vercant
A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima) também está presente na ação integrada, revitalizando a iluminação. As manutenções estão acontecendo nos refletores nos trechos desde a praia de Pajuçara até a orla de Jacarecica.

“As manutenções precisam estar em dia para que dessa forma a iluminação continue sendo eficiente. Assim como é importante implantar a iluminação também é essencial mantê-la sempre em ótimo estado”, destacou o superintendente da Sima, João folha. Ele destaca, ainda, que a própria população pode abrir o processo de solicitação de manutenção. “Disponibilizamos o aplicativo ‘ILUMINA MACEIÓ’ que é uma ferramenta muito útil para a população”, pontuou.

Articulação entre as pastas é um dos grandes diferenciais da iniciativa. Foto: Victor Vercant
O mutirão teve início do Posto 7, no bairro da Jatiúca e segue, ao longo dos dias, em toda a extensão da orla. As pastas envolvidas na ação são: Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer ( Semtel), Superintendência Municipal de energia e iluminação pública de Maceió (Sima), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Cláudia Leite / Ascom Semtel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *