Porto Alegre realiza Fórum Mundial de Bicicletas

A realização do fórum partiu de uma iniciativa de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta como esporte e também lazer

Trânsito Web 

 

O Fórum Mundial da Bicicleta com atividades gratuitas e sem necessidade de inscrição, discute — entre outros temas — o uso da bicicleta para o esporte, o transporte urbano, o lazer e também debate o seu papel na mobilidade urbana.

 

A programação do evento prevê encontros e oficinas com personagens que, com o uso da bike, promoveram transformações em suas vidas — e na da sociedade.

 

Uma das presenças confirmadas é a do ativista norteamericano Chris Carlsson, que em 1992 convidou amigos para pedalar em São Francisco, no passeio que marcaria o início da Massa Crítica no mundo. Em painel no próximo sábado, Carlsson se junta ao diretor geral da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Thiago Benicchio, para debater o “cicloativismo como agente de mudança para a sociedade”.

 

Também estão confirmadas as presenças do bicampeão mundial de ciclismo paraolímpico, Soelito Gohr, e o empresário e cicloativista catarinense Eldon Jung. Já os holandeses Hilde de Leeuw e Tos Alles farão um relato sobre a sua viagem de bicicleta pelo mundo: o tour começou em 12 de maio de 2011 e, até agora, nenhuma gota de gasolina foi gasta.

A realização do fórum partiu de uma iniciativa de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta como esporte e também lazer. O evento conta com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, voluntários, e também com a parceria da prefeitura de Porto Alegre. A data escolhida marca um ano do atropelamento dos ciclistas da Massa Crítica, em Porto Alegre.

 

O Fórum acontece de 23 a 26 de fevereiro.

.