BLOG

Por que Paulo Dantas surpreende ao decidir futuro da Uneal?

É a melhor notícia da gestão Paulo Dantas: a ampliação dos campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a abertura de concurso público para preenchimento destas futuras vagas.

A estruturação da Uneal, como conhecemos hoje, começou com Ronaldo Lessa mas o vice Luis Abílio de Souza, o Abilhão, concluiu o projeto.

Nenhum dos governos anteriores a Lessa- nem do intelectual Divaldo Suruagy- encarou os dentes e os trabucos dos coroneis para a implantação de cursos superiores bancados com os próprios cofres estaduais.

Paulo Dantas pode, enfim, ser o governador a dar para a Uneal o status que ela merece.

A maioria esmagadora dos alagoanos depende ou de benefícios federais ou dos cargos comissionados ou das relações semi-escravagistas das usinas.

Ou de setores onde a mão de obra têm formação bastante precária.

Se o setor de serviços em uma cidade como Maceió é ruim, não podemos reclamar ao bispo: estado rico, povo pobre, salários baixos e acesso deficitário ao ensino superior são problemas de política estatal. E escolhas do governador de ocasião.

Paulo Dantas parece, enfim, ter ajustado os olhares para bem além do salão de festas permanentemente montado pela turma do Palácio República dos Palmares.

Que assim seja.

SOBRE O AUTOR

..