Ícone do site Repórter Nordeste

Por que os espíritas odeiam petistas?

Aos que puderem perdoar a insistência, agradeço se o fizerem, mas não posso calar esta pergunta. Há um timbre de agressividade sui generis, quando os espíritas tradicionais e patrióticos do Brasil se referem aos petistas. Por qual razão seguidores de Cristo odeiam irmãos pelo fato de serem petistas? Partido dos Trabalhadores carrega uma sigla de representatividade ampla, haja vista pertencermos a uma sociedade desigual, que não partilha renda e condiciona a maioria de nós a vender a força de trabalho em troca de salário para sobreviver, logo, se fôssemos mais politizados poucos não gostariam do sentido que ela traz.

Quando meus irmãos espíritas não gostam de algumas questões que levanto em meus escritos, logo me chamam de “petista” como se isto significasse um grave defeito pessoal. Passei então a analisar esta reação e o senso de classe que transmite a priori.

Em um sistema capitalista, quem não possui os meios de produção, logo trabalha para viver. A relação entre capitalistas e trabalhadores é tensa, porque este é um sistema que gera desigualdades, e normatiza sobre as necessidades e apelos da morfologia humana dos despossuídos, para garantir lucro e riqueza a uma minoria que ao longo da história humana, demonstra ter pego muito gosto em oprimir.

Como trabalhadora, qual seria meu crime ao fazer adesão política ao Partido dos Trabalhadores? Não haveria crime, se o escolhesse. Contudo, não sou petista, porque não tenho filiação partidária. Existe um direcionamento humanitário que move minhas escolhas, e se de algum modo isso lembra o PT, é um viés interessante a se analisar também.

Meus irmãos espíritas do Brasil, já não é possível segurar a crítica interna ao modus operandis tornado comum nas casas, reunindo grupelhos afinizados com a vivência em bolhas, esquecendo que estamos todos sobre o mesmo solo de um país que leva habitantes de favelas ao desespero, sob a mira de um fuzil estatal. É aqui, fora da bolha asséptica, que nossos irmãos homoafetivos estão aprisionados no medo de sair de casa até para trabalhar, porque um presidente homofóbico estimulou e liberou o ódio letal contra eles, pelo simples fato de serem quem são. É aqui, onde vocês se regozijam servindo sopas, tal qual anjos em visitas noturnas às profundezas da fome e do desamparo, que o cotidiano nos faz brasileiros.

Portanto, desçam desse pedestal enquanto podem, e encarem a realidade que ajudaram a criar, distribuindo o caos como solução para os males estruturais que desafiam a cidadania brasileira há mais de 500 anos e vocês cristalizaram análises tendenciosas nos governos petistas. Há mais de cinco séculos nosso país legitima ataques frontais aos direitos das pessoas! Indígenas, negros, mestiços, pobres, perambulam pelas vielas de uma história deveras violenta, injusta e cruel, sob as tintas claras do cristianismo mal interpretado, utilitarista e servil aos interesses dos senhores.

Por que este anseio em continuar com isto?

Por que essa sanha de distinção, tradicionalismos egóicos e elitização da fé?

Aos petistas, o imenso respeito deste blog. E aos irmãos espíritas patriotas, reafirmo o repúdio às falas violentas e preconceituosas, mas desejo que o estágio de infância intelectual e política seja superado em breve tempo.

Com Jesus e Kardec!

Sair da versão mobile