Ícone do site Repórter Nordeste

Por que faltam professores no curso de Direito da Uneal? Veja posição da reitoria

Alunos do curso de Direito mandaram mensagens ao blog sobre a dificuldade de se matricularem em disciplinas do curso porque faltam professores.

O mesmo problema- conforme apurou o blog- se estende a outros cursos, como o de Física.

Ou seja: existe o curso, mas a oferta das disciplinas fica comprometida porque não há professores.

E então?

O blog procurou a reitoria da universidade, que encaminhou uma nota sobre o assunto.

Veja:

A Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas informou que o processo que determina a abertura do edital para transferência de 01 professor para o curso de Direito do Vampus VI está em tramitação, aguardando parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado, portanto aguardando a finalização para ser publicado.

Vale ressaltar, que o poder para autorizar a realização de concurso público para professores extrapola a competência do Reitor, sendo prerrogativa exclusiva do Governador do Estado, tanto em se tratando de concursos para docentes efetivos, quanto para substitutos. Há que se considerar, nesse caso, todas as restrições postas pela legislação eleitoral para o ano de 2018, entre as quais a proibição de lançamento de novos concursos no âmbito do Estado de Alagoas.

Outrossim, a reitoria determinou o levantamento geral das carências por docentes em cada curso da UNEAL para, uma vez concluído, apresentar as demandas ao Governador, objetivando construir as condições para a autorização de um concurso de professores substitutos no ano de 2019.

Salientamos, ainda, que a autorização para o funcionamento de novos cursos é prerrogativa exclusiva do Conselho Universitário da UNEAL, mediante análise das propostas encaminhadas pelos Campi, cabendo sempre observar a prudente autorização consignada à realização de concurso para garantir o quadro docente mínimo necessário ao bom funcionamento dos mesmos, medida que, infelizmente, não foi observada quando da autorização para o Curso de Direito do Campus Maceió, bem como para os recém autorizados cursos de Física, também em Maceió, e curso de Pedagogia em União dos Palmares, que, em breve, certamente apresentarão o mesmo quadro de absoluta falta de condições para o seu funcionamento.

Por fim, a reitoria tem dialogado com toda a comunidade acadêmica, no sentido de esclarecer esses aspectos e, juntos, somar esforços para a formulação de soluções.

Sair da versão mobile