BLOG

Por que Elielma convive há 2 anos com prótese provisória no seio?

Alagoas não recebe próteses mamárias há dois anos.

E há dois anos pacientes como Elielma dos Santos Silva, de 35 anos, convivem com um expansor no seio.

O expansor é uma prótese provisória. Serve para preparar a região da mama, após a mastectomia total. Funciona como um balão, que vai enchendo o local, preparando a pele para receber a futura prótese.

O expansor de Elielma deveria ter sido retirado seis meses depois de instalado. Hoje, dois anos depois, ela sente dores no local e precisa retirar o aparelho.

O Hospital regional metropolitano faz esse tipo de cirurgia. Mas só pode retirar o expansor se colocar a prótese. E o último carregamento de próteses não servia para as pacientes. Ou eram grandes demais ou pequenas demais.

Registre-se: os expansores foram comprados com verba de emenda parlamentar da então deputada federal Tereza Nelma. Assim, o governo lançou o programa Ame-se. Elielma foi a terceira paciente a receber a prótese provisória. A programação financeira do Ame-se incluía a substituição destas próteses pelas definitivas.

Mas como a verba não está sendo executada integralmente, há risco de Alagoas devolver os recursos para os cofres federais.

SOBRE O AUTOR

..