PMDB lança Renan à presidência do Senado

A bancada do PMDB no Senado oficializou há pouco a candidatura do atual líder do partido, senador Renan Calheiros (AL), à Presidência da Casa.

Estavam presentes 17 senadores. Só faltaram Luiz Henrique (SC), por motivos de saúde, além de Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), ambos da chamada ‘bancada dos independentes’. Não houve voto contra Renan, mas vários senadores do partido contestaram a forma e a demora no processo de escolha.

Renan Calheiros fez um pronunciamento prometendo uma série de ações para mudar a gestão do Senado. Uma delas é a criação de uma Secretaria da Transparência. Comprometeu-se, ainda, com medidas de valorização do Legislativo e em conduzir a votação de propostas relativas ao pacto federativo.

A eleição ao Senado está marcada para ocorrer amanhã, a partir das 10h. Devem concorrer contra Renan, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT). Há, ainda, movimentação política de bastidores para lançar outros candidatos à Presidência, como Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

As informações são do Valor Econômico

.