PL anuncia que terá candidato próprio à Presidência em 2026

O Partido Liberal (PL) terá um candidato próprio para a disputa presidencial de 2026, conforme anunciou o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, em entrevista à CNN.

Segundo o dirigente, a decisão já conta com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente se encontra inelegível pela Justiça Eleitoral.

“Vamos ter candidato. Isso o Bolsonaro já decidiu”, declarou Valdemar.

Apesar de Bolsonaro estar impedido de concorrer, sua defesa ainda planeja entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a inelegibilidade.

No entanto, as chances de sucesso são consideradas remotas, o que pode levar o PL a buscar outro nome. Entre os possíveis candidatos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é uma das opções consideradas.

O PL também tem se movimentado para atrair outras lideranças. O partido convidou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para se filiar, mas ele, que hoje é do Republicanos, ainda resiste à mudança.

Em outra frente da política de direita, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem defendido a estratégia de lançar múltiplos candidatos no primeiro turno, com a possibilidade de união em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

.