PL analisa candidaturas viáveis para eleições de 2026

O Partido Liberal (PL) iniciou um mapeamento de potenciais candidatos para as eleições de 2026, sob a coordenação de sua cúpula nacional.

O levantamento, que será apresentado ao ex-presidente Jair Bolsonaro no segundo semestre, busca identificar nomes com viabilidade eleitoral.

O PL também considera a realização de pesquisas para avaliar a popularidade desses postulantes, segundo apurou o repórter Gustavo Uribe da CNN Brasil.

Antes de definir suas candidaturas, Bolsonaro planeja consultar partidos de centro-direita, como PP, Republicanos e União Brasil, em uma estratégia que prioriza o apoio a governadores que se posicionem firmemente contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), focando em reeleições.

Para o Senado, a intenção é lançar um candidato de cada legenda, visando formar uma bancada de direita robusta.

O secretário-geral do PL, Rogério Marinho, destacou que o mapeamento abrange todo o país e que a decisão final caberá a Bolsonaro no início do próximo ano.

Em Santa Catarina, o partido estuda apoiar as deputadas federais Júlia Zanatta e Carol de Toni, enquanto no Distrito Federal, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a deputada Bia Kicis também é cogitada.

.