BLOG

‘Pico da curva’ do covid-19 em Alagoas se aproxima e n.º de mortes depende do isolamento social

O pico da curva dos casos de covid-19- incluindo as mortes- no Rio de Janeiro deve ser em agosto de 2020, segundo simulações feitas por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e publicadas hoje pelo jornal “O Globo” .

Para a economista Luciana Caetano, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), este pico se aproxima. E tanto os casos da doença como as mortes dependerão do quanto a população respeita o isolamento social.

Porém, segundo ela, há fatores que vão além da vontade das pessoas.

Ela cita: a infraestrutura das cidades, que é precária, e os profissionais não são treinados para lidar com uma pandemia.

E a transparência dos gastos públicos, que deve ser feitas pelos órgãos de controle.

O relato da economista está nas redes sociais. O blog reproduz:

Se o pico da curva da Covid-19 no Rio de Janeiro será em agosto/2020, imagine aqui em Alagoas que começou mais tarde e muita gente se recusa a respeitar o isolamento social!!

O interior não dispõe de infraestrutura de atendimento para casos graves, incluindo profissionais treinados para lidar com essa situação.

Os recursos destinados aos municípios devem ser fiscalizados pelo órgãos de controle, sob pena de serem desviados de seu destino original.

É preciso que cada município preste conta à sociedade com detalhamento dos gastos e identificação de empresas contratadas. Lembrem-se que os prefeitos estão em final de mandato.

SOBRE O AUTOR

..