PI: Sem reajuste, médicos suspendem atendimento em três planos de saúde

Médicos do Piauí suspendem a partir desta segunda-feira (15) a marcação de consultas aos usuários de três planos de saúde: Cassi, Saúde Caixa e Capesaúde. A paralisação segue até o dia 15 de agosto e somente casos de urgência serão atendidos.

A decisão foi da Comissão Estadual de Honorários Médicos do Piauí após os planos de saúde não responderam exigências de reajuste nos valores de consultas e procedimentos. Segundo o presidente da Comissão, Samuel Rego, várias tentativas de negociação para o reajuste dos honorários para mais de mil especificidades foram feitas.

O presidente esclarece que o usuário não pode ser prejudicado pela suspensão adotada. Segundo ele, “é de responsabilidade do plano de saúde remarcar consultas e dirigir o usuário a uma rede credenciada do plano, ainda que esta se encontre em outro estado”.

A Comissão Estadual de Honorários Médicos do Piauí é formada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) e pelo Sindicato Municipal dos Médicos de Teresina. Os planos de saúde suspensos atendem a funcionários e associados do Banco do Brasil (Cassi), Caixa Econômica Federal (Saúde Caixa) e Fundação Nacional de Saúde (Capesaúde).

Eles pedem também atualização da tabela que, segundo os médicos, é pautada pela 4ª (o valor de cada procedimento) e os planos já estão na 12ª tabela, aplicando os valores ainda da 4ª.

A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), que representa os principais planos de saúde de servidores públicos, informou que as negociações estão abertas e como em todos os anos, haverá reajuste dos valores em outubro, mas o índice ainda não foi definido. Atualmente um médico recebe 60 reais por consulta.

Fonte: G1

.