Ícone do site Repórter Nordeste

PF desarticula quadrilha que desviou R$ 150 milhões a paraísos fiscais

Jovem Pan

Um trabalho conjunto da Polícia Federal e da Receita Federal desmantelou uma quadrilha especializada na sonegação de impostos e lavagem de dinheiro que atuava em quatro Estados do Brasil. A Operação Laranja Mecânica começou nas primeiras horas desta quarta-feira e foi realizada em Maringá, no Paraná, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, e Iguatemi, no interior paulista.

As investigações começaram há quatro anos e mostraram que uma família de Maringá criou ao menos 400 empresas no ramo de autopeças, sempre em nomes de laranjas. O prejuízo aos cofres públicos supera R$ 150 milhões. Responsável pela ação, o delegado Alexander Dias ainda apura se o grupo enviou dinheiro para o exterior através de “factorings” com sede em paraísos fiscais.

No total, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 35 de condução coercitiva (quando uma pessoa é levada à força, se necessário, para prestar depoimento). Diversos bens da quadrilha estão bloqueados, incluindo imóveis, carros e aviões, e o delegado explicou que os laranjas, incluídos no esquema sem o próprio conhecimento, vivem em condições extremas e não conseguem benefícios sociais por conta das empresas colocadas em seus nomes.

Sair da versão mobile