De acordo com dados da Decode, no ano de 2020, os vídeos de animais tiveram mais de 150 milhões de visualizações no Youtube. Mas o sucesso dos bichinhos vai além da internet e alcança números expressivos na conta bancária de seus tutores. De acordo com a Folha de São Paulo, os perfis desses animais nas redes sociais chegam a faturar R$ 80 mil por mês.
A pequena fortuna surge não somente pelo engajamento gerado nas publicações, mas também pelo cachê recebido por publicidades de marcas famosas. Não é à toa que muitos usuários das redes sociais têm adotado a ideia de colocar os animais como protagonistas de seus perfis.
Sucesso de quatro patas
Foi no mar que Bono conquistou sucesso pela primeira vez, após ser clicado descendo nas ondas em uma prancha de surf. O labrador chocolate de 10 anos já conquistou mais de 240 mil seguidores nas redes sociais, um programa no canal OFF e no Youtube, além de ser o primeiro embaixador pet da BMW.
O sucesso nas redes sociais também é algo presente no dia a dia de Jamon, o mini pig de 95kg. Com mais de 50 mil seguidores, ele tem uma linha licenciada de joias com pingentes de porco, tênis e mochilas. O pet influencer trabalha com posts pagos no Instagram e consegue faturar cerca de R$ 5 mil por mês.
Os felinos também ocupam a internet e conquistam milhares de seguidores nas redes sociais. Com 8 anos de idade, Chico, do perfil Cansei de ser Gato, atingiu a marca de 500 mil seguidores no Instagram e já ganhou um livro e uma biografia para chamar de sua. O pet tem até WhatsApp, pelo qual responde fãs e aceita propostas publicitárias.
Como ganhar dinheiro com um perfil de pets
Com o sucesso de muitos pet influencers, a iniciativa de criar perfis para animais nas redes sociais tem se tornado cada vez mais frequente. No entanto, para obter um bom engajamento, os tutores devem ser criativos e entender sobre ferramentas de monetização.
Capriche no perfil
O primeiro passo para entrar no universo de influenciador animal é criar um perfil atrativo. O nome do usuário deve ser de fácil memorização, sendo assim, se o nome do animal for mais complicado, a dica é investir em algum apelido ou algo que tenha a ver com o universo pet.
A descrição deve trazer informações sobre a localização, nome do dono e até mesmo coisas que o bichinho gosta de fazer. Todos esses detalhes são importantes para criar uma conexão com os seguidores e, com isso, adquirir relevância na plataforma.
Elabore um conteúdo criativo
Fotos e vídeos são os principais conteúdos de perfis em redes sociais. É por meio deles que o usuário da plataforma irá conhecer o pet e se encantar pelo animal. Por esse motivo, invista em algo criativo que expresse a personalidade do bichinho, como comportamentos engraçados e sua rotina.
Uma dica para se destacar nas redes é acompanhar as principais tendências do mundo pet. Ferramentas como Google Trends podem ajudar a produzir conteúdos relevantes no segmento.
Use meios de monetização
Atualmente, há diversas plataformas para auxiliar quem deseja monetizar conteúdos nas redes sociais. Algumas delas oferecem opções que ajudam a alcançar um número maior de pessoas e também a gerar receita.
Para quem se aventura no Youtube, por exemplo, é possível usar o Google Adsense, uma ferramenta desenvolvida pelo motor de busca que permite a um canal, blog ou site obter lucros com anúncios. Ao publicar um vídeo do pet no canal do Youtube, é possível introduzir peças publicitárias de marcas do universo pet e, a cada clique ou visualização, o dono do canal recebe uma porcentagem.
O Instagram – quarta rede social mais usada no Brasil, segundo pesquisa da We Are Social em parceria com a Hootsuite – oferece diferentes formas para monetizar os conteúdos. É possível vender espaços publicitários na plataforma para marcas, oferecer infoprodutos próprios e realizar lives para adquirir pagamentos em dólar por meio de selos doados por seguidores.
No TikTok, a monetização de perfis de pets acontece de forma similar às anteriores. A primeira alternativa para ganhar dinheiro com a rede social é por meio da inserção de peças publicitárias geradas pelo TikTok Ads. Para se qualificar, é preciso ter mais de 10 mil seguidores.
As lives também são formas de adquirir mais dinheiro com a rede social. Disponíveis para usuários com mais de mil seguidores e maiores de idade, os vídeos ao vivo permitem que fãs enviem presentes, chamados rubis e diamantes, que são posteriormente trocados por dinheiro.
Outra alternativa para o TikTok, em fase de implantação, é o Creator Fund. A plataforma pretende pagar diretamente aos produtores de conteúdo pelos vídeos publicados. O sistema está sendo implementado em todas as contas do aplicativo para incentivar os usuários e pet influencers a continuarem produzindo peças audiovisuais para o aplicativo.