Pedidos por sangue aumentam até 80% nas festas juninas. Veja onde doar

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) continuam, até a próxima sexta-feira (21), a Campanha de Doação de Sangue Junina.

Os voluntários ganham camisetas e ajudam a atender a demanda de sangue nos feriados de São João e São Pedro. Nestas festas, há aumento de 80% nos pedidos para o Hospital Geral do Estado, Unidade de Emergência do Agreste (Arapiraca), além de maternidades.

“Neste período, além de sangue para atender aos pacientes hematológicos e dos internos em hospitais de média e alta complexidade, temos que ter sangue suficiente para atender as emergências. Estas estão relacionadas aos acidentes de trânsito, as vítimas da violência e os feridos com fogos de artifício, que neste período também cresce a demanda”, evidencia a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.

Até o final da campanha, o objetivo é registrar mais de 100 doações de sangue por dia.

Endereços para doação – o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Critérios para doação – Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

.