A proposta é do setor de transportes que alega “grave desequilírio contratual”, por isso busca uma solução via Governo e Arsal, a agência reguladora estadual.
O problema está no óleo diesel. Os preços cresceram mais de 100% entre 2020 e 2023 e os custos operacionais, 30%.
Com a queda de passageiros (afinal surgiu concorrência com outras formas de transportes), a solução apresentada pelo setor à Secretaria do Gabinete Civil é reduzir para R$ 3 a tarifa para todos os destinos na região metropolitana (o Governo subsidia o restante); implantar o Passe Livre Estudantl Metropolitano e tarifa de graça aos domingos.
Lembrando que o prefeito de Maceió JHC- candidato a governador- já implantou tanto o passe livre estudantil quanto a gratuidade aos domingos (ainda que menos ônibus circulem neste dia).
O Governo estuda as ideias. Mas a palavra final- sempre- é de Paulo Dantas.