Apagão afeta Alagoas e outros estados no país; veja impactos

Um blecaute em escala nacional deixou diversas cidades do país sem energia elétrica nesta terça-feira (15/8). Mais de 22 estados e o Distrito Federal foram afetados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma interrupção de 16 mil megawatts na rede do Sistema Interligado Nacional (SIN), nas regiões Norte e Nordeste.

As causas do blecaute ainda estão sendo investigadas, mas já estão em andamento as ações para restabelecer o fornecimento de energia. O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou as informações do ONS e declarou estar trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada e investigar as causas do incidente.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o desligamento de 16 mil megawatts na rede nacional de transmissão, causando a falta de energia nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Entre os estados afetados estão Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo e Tocantins.

O grupo Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, informou que o blecaute nessas regiões ocorreu por volta das 8h30 e ressaltou a ativação do Esquema Regional de Alívio de Carga, responsável pela proteção da rede de energia.

Veja o que foi afetado em Alagoas: 

  • Falta de energia paralisou a produção de água tratada pela Casal em Alagoas
  • Interrupção afetou sistemas de abastecimento em 77 cidades e suas zonas rurais
  • Casal aguarda restabelecimento da energia para retomar suas atividades
  • Fornecimento de água pode apresentar deficiência mesmo nos municípios atendidos por outras empresas

Nota do Ministério de Minas e Energia:

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

 

.