Ícone do site Repórter Nordeste

Papa: liberar uso de drogas não diminui quantidade de dependentes

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira, durante inauguração do Polo de Atenção Integrado à Saúde Mental do Hospital São Franciso, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, que liberar o uso de drogas não diminui a incidência de dependentes. “Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América latina, que se conseguirá diminuir a difusão e a dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas”, disse o Pontífice.

O papa seguiu seu discurso com palavras de incentivo para quem está lutando para se livrar do vício das drogas – alguns faziam parte dos 1,5 mil convidados pelo hospital para a cerimônia. “Precisamos todos aprender a abraçar quem passa necessidades como fez São Francisco. Há tantas pessoas que reclamam atenção, amor, como os que lutam contra a dependência química”, afirmou o Papa. “Frequentemente, porém, o que prevalece na nossa sociedade é o egoísmo. São tantos os mercadores de morte que seguem a lógica do poder e do dinheiro”, completou.

O Papa subiu ao altar montado no pátio do hospital com um guarda-chuva branco e assoou o nariz logo que chegou ao palco – um indício de que também está sentindo dificuldades com o clima frio na sua visita ao Brasil. Antes de seu discurso, ele ouviu relatos de dependentes químicos em tratamento. Ao final, o Pontífice encerrou a cerimônia rezando um Pai-Nosso com os presentes.

O Pontífice entrou no hospital em carro fechado e cumprimentou as pessoas que se amontoavam há horas no frio e na chuva para vê-lo. Ao descobrir que o Papa sairia por um acesso diferente do que entrou no Hospital São Francisco na Providência Divina, fiéis se reposicionaram de forma mais agitada para conseguir ver o Pontífice. Eles esperavam com gritos de “queremos ver o Papa”, “papa Francisco, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver” e “Papa, eu te amo”.

A inauguração do Polo de Atenção Integrado à Saúde Mental do hospital é o último compromisso de hoje do papa Francisco, que teve uma agenda cheia nesta quarta-feira, quando visitou o Santuário de Aparecida, no Estado de São Paulo.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

Fonte: Terra

Sair da versão mobile