Outubro Rosa – Banco de Lenços ganha o mundo

lenço

Idealizado pela ex-modelo Flávia Flores, embaixadora do projeto “Quimioterapia e Beleza”, cuja fanpage tem quase 90 mil seguidoras, o Banco de Lenços (www.bancodelencos.com.br) em parceria com o Instituto de Oncologia Santa Paula, em São Paulo, disponibiliza centenas de lenços todos os meses gratuitamente para mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer. “Eu conheço a dor e as angústias dessas mulheres, passei pela mesma dificuldade”, comenta Flávia.

Perder os cabelos é também uma parte dolorida do tratamento nas mulheres, que veem sua vaidade se esvair com a palidez, olheiras e ausência de pelos. “Por isso, para quem não é adepta de perucas, os lenços trazem cor, vida e alegria para o novo visual”, explica a blogueira e autora do livro “Quimioterapia e Beleza”, lançado no Brasil e em Portugal.

Com um ano de existência, O projeto liga pessoas de todo o mundo que desejam doar lenços àquelas que desejam receber. O banco já recebeu cerca de quatro mil lenços e beneficiou mais de mil mulheres. “Ao receber um lenço a paciente não se sente sozinha. Assim como ela, outras mulheres estão passando pelo mesmo tratamento”, explica Flávia.

A iniciativa tem parceria com o Instituto de Oncologia Santa Paula e alegra mulheres de todo o Brasil e até mesmo fora dele. “Já recebemos pedidos de Portugal e Espanha, além de 20 estados aqui no Brasil”, afirma Paula Gallo, gerente de marketing do hospital.

Os lenços recebidos são cadastrados e armazenados no espaço Banco de Lenços dentro do Instituto de Oncologia Santa Paula. Todas as peças são higienizadas e colocadas em embalagens individuais. A distribuição é feita via correio e atende mulheres de todas as localidades.

As interessadas em receber os lenços devem acessar o site www.bancodelencos.com.br e clicar em “Solicite seu Lenço”. No link “Amarrações” é possível ver diversos tutoriais em vídeo de como amarrar os lenços e construir looks variados, para as mais diferentes ocasiões.

“Todo mundo pode comprar um lenço, mas receber um carinho assim no início do tratamento é revigorante.O câncer não precisa parecer mais pesado do que ele já é. Onde há vaidade, existe esperança”, conclui Flávia.

Banco de Lenços – Doe ou Receba

O Banco de Lenços Flávia Flores integra o rol de esforços de responsabilidade social e de humanização da assistência. Flávia Flores cedeu gentilmente seu nome à iniciativa, na qual atua voluntariamente como madrinhawww.bancodelencos.com.br

.