Ícone do site Repórter Nordeste

ONU: Impunidade é uma das causas em atentados contra jornalistas

A impunidade é uma das causas do aumento de atentados contra jornalistas em todo o mundo, afirmou o relator especial da ONU sobre o direito à liberdade de opinião e expressão, Frank La Rue, em uma reunião com o Conselho de Segurança da Organização nesta sexta-feira (13).

“A maioria dos casos de violência e ameaças contra jornalistas não são investigados e os responsáveis nunca são identificados, processados ou julgados”, disse ele, acrescentando que “a sensação de impunidade é uma das principais causas para a recorrência de episódios de ataques contra jornalistas em todo o mundo”.

La Rue ressaltou que jornalistas continuam sendo vítimas frequentes de violência não importando se o país está ou não em conflito. Segundo ele, desde o início da crise na Síria, 84 repórteres morreram e, no mês passado, mais dois foram assassinados no Mali. La Rue ainda informou que, nos últimos dois anos, ele preparou informes sobre a morte de 171 jornalistas em 40 países diferentes.

Para o especialista da ONU, é fundamental que organismos internacionais prestem mais atenção a esses incidentes para que essa tendência seja revertida. “Antes de um jornalista ser morto, ameaças e outras formas de ataques acontecem sem receber qualquer atenção por parte das autoridades nacionais ou da comunidade internacional”, disse.

“Em tempos de guerra ou de paz, quando o direito do público de conhecer a verdade dos acontecimentos está ameaçado, todos os direitos humanos podem ser prejudicados”, concluiu, pedindo que o Conselho de Segurança da ONU dê mais atenção aos ataques contra jornalistas e todas as outras formas de ameaças à liberdade de expressão.

Sair da versão mobile