Ícone do site Repórter Nordeste

ONU: Alagoas mata mais; São Paulo e Rio registram taxas menores

Com agências

Enquanto a diminuição da violência nos estados do Rio e São Paulo surpreende a Organizações das Nações Unidas (ONU), Alagoas chega ao topo, no País, da violência, é o que mostra a ONU, em relatório divulgado nesta quinta-feira.

É a primeira vez que a ONU faz um estudo sobre homicídio em todo o mundo. O relatório é baseado em números oficiais de cada país. No Brasil, os números são do Ministério da Justiça.

Em números absolutos, o País é campeão mundial de homicídios. Foram 43.909 em 2009, mais do que na China, na Índia e nos Estados Unidos, países com populações maiores. No ranking de homicídios a cada cem mil habitantes, o Brasil aparece em 24º lugar.

O relatório mostra um mapa dos homicídios no Brasil. O estado mais violento é Alagoas, o único com mais de 60 mortes por 100 mil habitantes.

A ONU aponta São Paulo como exemplo do efeito de esforços concentrados na prevenção e na repressão desse tipo de crime. As leis e as campanhas de desarmamento tiveram bom resultado e um terço das armas recolhidas saiu das ruas paulistas.

Contribuíram também a redução do desemprego e o aumento da idade média da população. No mundo inteiro, os jovens são os que mais matam e morrem.

Sair da versão mobile