BLOG

Olivia Tenório: ‘Não estamos presos para aceitar tudo o que o prefeito quiser’

Estreante na Câmara de Maceió, Olívia Tenório diz que o grupo dos 11, no legislativo mirim, vai continuar a fazer oposição ao prefeito JHC.

Ela admite: o novo prefeito tentou desmontar o grupo, oferecendo cargos no Executivo. A estratégia era para facilitar a vitória do novo presidente da Câmara, Galba Neto. Ele teve 14 votos na eleição e era o candidato de JHC na disputa.

Olívia Tenório duvida que o grupo dos 11 vai se desfazer. E revela uma das normas do grupo: “Não estamos presos para aceitar tudo o que o prefeito quiser”.

Você foi bastante crítica em relação às eleições na Câmara e a interferência do prefeito JHC na escolha do presidente do legislativo mirim. Que lição tirou disso?
A Câmara infelizmente ainda não é uma instituição independente como deveria ser. Isso enfraquece a Câmara e os vereadores. Em um local como Maceió, existirem vereadores dependentes do prefeito faz com que ele seja um poder único. Não dá certo. Eu sinto que meu grupo saiu fortalecido. Não teve medo de quem está no poder nem de retaliações.

O prefeito falou que esta oposição é um por um momento. Ele não entendeu nossa posição.

Não foi posição de raiva ou intriguinha para vencer uma eleição da Mesa Diretora. Temos opiniões que não foram respeitadas e que faremos serem respeitadas mesmo sem a Mesa Diretora.

Nas redes sociais, as pessoas dizem que uma oposição com tantos vereadores não vai durar tanto tempo. No histórico da Câmara, nunca houve um grupo com tantos vereadores dizendo-se contrários a um novo prefeito. O que diz sobre isso?
Não só nas redes. Em muitos lugares dizem que esta oposição não vai durar. Eu vejo diferente: nunca teve oposição tão grande a um início de gestão. Se o prefeito abrir uma conversa que demonstre que vai respeitar o grupo e quer o melhor para Maceió, com certeza a gente vai conversar e talvez deixar de existir uma oposição. Mas hoje temos independência, não estamos presos para aceitar tudo o que o prefeito quiser.

Duvido que essa oposição seja passageira.

O prefeito JHC é o principal responsável pela divisão interna na Câmara?
A interferência do prefeito na eleição da Câmara gerou uma chateação porque tinhamos conversado com ele e dissemos que não seríamos oposição, mas queríamos o melhor para a cidade.

Ficamos tristes porque ele usou a estrutura da Prefeitura para tentar desmontar o nosso grupo.

Inclusive tirou pessoas do nosso grupo com estas promessas, ofereceu secretarias para as pessoas insatisfeitas do lado de lá que não queriam estar do lado de lá. Isso nos preocupou. Mas eu não diria que foi o principal responsável. A divisão interna da Câmara está nas opiniões entre os vereadores. Há os que entendem que devem sempre responderem ao prefeito e ganhar alguma coisa com isso, onde quem manda é a Prefeitura. O grupo dos 11 entende que devemos ser independentes. Quando todos entenderem que a Câmara é independente, será mais fácil unir.

SOBRE O AUTOR

..