O que acontece se você não entregar a declaração do IR

Diário de Pernambuco

O prazo limite para enviar o Imposto de Reda 2013, sem o pagamento de multa, termina nesta terça (30). Mas aí você pensa: “não é tanta coisa assim. Não vou morrer por isso.” Está bem. Não morra. Pague depois a multa mínima de R$ 165,74 reais.

O problema real não é esse. O problema é se você deixar pra lá. Você pode ter dificuldade de viajar para o exterior (States nem pensar), comprar a casa própria ou mesmo alugar um apartamento, assumir um cargo público.

O negócio é sério. Para conseguir fazer um financiamento imobiliário, a declaração é importante porque vai mostrar a sua capacidade de pagamento do empréstimo. E tem imobiliária que só fala com quem apresenta a declaração antes de fechar um aluguel.

No caso das viagens internacionais, os Estados Unidos e alguns países asiáticos dizem não para quem não tem como comprovar a renda. Isso se você já tiver o passaporte. Se você não tiver, pode ser que nem consiga tirá-lo (Polícia Federal e Receita são amiguinhas).

Quem não presta contas com o leão também pode ter o CPF cancelado. Aí não consegue nem comprar no crediário. Por último, se você passou num concurso público, pode não assumir a vaga. Os órgãos públicos exigem que o canditado esteja nos trinques com a Receita.

.