BLOG

O desafio de Daniel Barbosa: buscar votos para reeleição fora de Arapiraca

O encontro do deputado federal Daniel Barbosa – ao lado do pai e prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa – com o ex-governador Teotonio Vilela Filho e o diretor presidente da empresa Sococo, Emerson Tenório, é mais um capítulo nas tratativas do parlamentar federal em busca da reeleição com votos para além de Arapiraca.

Levando em conta que o coeficiente eleitoral estimado para uma vaga na Câmara Federal, no próximo ano, seja de 210 mil votos, Daniel precisa ampliar o público para além da capital do agreste.

Por isso estão avançadas as conversas entre o prefeito de Maceió JHC e os Barbosa, inclusive com discussão de cargos na gestão pública da capital.

Também no raio das costuras e apoios, Daniel deve mudar de legenda em 2026, saindo do PP para o PT.

Ele tem razões para isso. Arthur Lira é quem comanda o PP alagoano mas em Arapiraca Daniel não lidera o partido do ex-presidente da Câmara.

Além disso, Daniel sabe que não terá o apoio de Lira em 2026, já que o líder do Centrão vai apoiar o filho Alvinho para federal, enquanto ele- Arthur – vai disputar o Senado.

E como ele recebeu o aviso do PP arapiraquense- que lhe fechou as portas sobre qualquer decisão da e na legenda- Daniel está de malas prontas para deixar o PP.

Se migrar para o PT, o deputado federal Paulão terá de empenhar a palavra para ajustar o filho de Luciano na direção municipal.

Uma mão lava a outra: Daniel também ajudará a reeleger Paulão, mas no caso do deputado do PT a recondução a Brasília é ainda mais complicada. Coisas para se tratar em outro texto.

Quanto a Daniel, ele:

– não tem os votos da família Nezinho, da vice-prefeita Rute, o irmão dela e o deputado estadual Ricardo e o vereador Rogério;

– está com Célia Rocha, ex-prefeita e figura bastante carismática. Ela é provável sucessora de Luciano Barbosa, nas eleições de 2028;

– não tem a sinalização dos Calheiros.

Mas é possível que isso mude.

O ministro dos Transportes Renan Filho lança nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, as obras do VLT em Arapiraca.

Quando estiver funcionando,  terá capacidade para 400 passageiros e o trajeto de 13 km, nove deles já construídos aproveitando a antiga linha férrea da cidade. Os outros quatro vão começar do zero.

Obras, mesmo as mais longas ou sonhadoras, ajudam a atrair dinheiro e votos.

Mas qual a posição que os Calheiros darão aos Barbosa na próxima 2a?

A conferir.

SOBRE O AUTOR

..