Novembro Azul: Saúde promove ações na orla lagunar nesta quarta-feira (17)

O Programa Municipal de Saúde do Homem promove, nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30, uma série de ações alusivas à campanha do Novembro Azul, destinada à conscientização para a saúde do homem com ênfase na prevenção, detecção e cuidado ao câncer de próstata. As atividades ocorrem na orla lagunar, na região do Papódromo, e também celebram o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo a responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem do Município, Camila Calaça, a ação é direcionada a toda a população masculina da região do Dique Estrada.

“Durante a atividade, vamos atualizar as cadernetas de vacinação; disponibilizar testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites Virais; distribuir preservativos; além da verificação da pressão arterial e testes de glicemia. Também contaremos com as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família com atividades educativas para esse público e uma apresentação cultural do Batuque Mundaú, ligado às equipes do Consultório na Rua”, destaca.

“Vamos encaminhar os homens para atendimentos médicos na Unidade de Saúde CAIC Virgem dos Pobres e o paciente que precisar de atendimento com urologista já vai sair com data agendada para ir ao especialista na UBS Roland Simon, no Vergel do Lago, que é Unidade de Referência para o II Distrito Sanitário”, completa Camila.

Ações de Saúde Bucal

O dia também terá a participação da Gerência de Saúde Bucal, que vai levar dois consultórios móveis para o local para avaliar a necessidade de tratamento odontológico por parte desses homens. As equipes de odontologia farão exames na cavidade oral e glândulas do pescoço para avaliar sinais e sintomas de câncer bucal.

As equipes vão distribuir kits de higiene oral com demonstração de técnicas corretas de escovação, enfatizando a importância do autocuidado.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento do Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem o público masculino.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, obesidade, hereditariedade e exposição a componentes como arsênio, fuligem e produtos derivados do petróleo.

A capital tem 160.727 homens dentro da faixa etária de 40 a mais de 80 anos – idades que apresentam maiores índices da doença. Destes, em média 15% são diagnosticados com câncer de próstata anualmente, por isso a necessidade de campanhas preventivas voltadas para esse público.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *