Ícone do site Repórter Nordeste

Nova política econômica obriga Renan a renegociar orçamento com poderes em Alagoas

Nas próximas 24 horas, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa, entrega ao governador Renan Filho (PMDB) a reestimativa do orçamento do TC para este ano. Todos os poderes têm a mesma tarefa. A reestimativa do orçamento alagoano prevê corte de R$ 301 milhões na máquina.

O encontro entre Renan e Otávio aconteceu nesta segunda-feira (19), final da tarde.

“Se ele [Renan] pediu é porque está precisando. Na hora que tem de arrochar é para todo mundo. Afrouxar também é para todo mundo”, explicou Lessa ao blog.

Nesta terça (20), o presidente do TC se reúne com os técnicos do tribunal para reexaminar o orçamento. Serão duas perguntas a serem respondidas: Onde será o corte no tribunal? Haverá concurso público, prometido por Otávio Lessa, na Corte?

“Eu tenho um compromisso [com o concurso público] senão o tribunal fica na mesma coisa de sempre. Tem de dar sangue novo, dar uma mexida”, disse Lessa.

No Governo, os cortes (obrigatórios, por causa da queda das receitas federais, da nova política econômica e o freio ao consumo) são encarados como “negociações políticas”. Por isso, a opção de Renan é chamar cada um dos chefes dos poderes.

Porém, Renan sabe quanto deve ser cortado, mas prefere negociar com os dirigentes dos poderes.

Sair da versão mobile