Nova administração do Porto quer autonomia com Rio Grande do Norte

Rendimentos com exportações pagam precatórios no estado nordestino

Porto de Maceió

Odilon Rios
Do Repórter Alagoas

Com a proposta de dar autonomia ao Porto de Maceió- ele é subordinado a Companhia Docas do Rio Grande do Norte- assumiu a função de administradora do Porto a ex-presidente da Associação dos Municípios (AMA), Rosiana Beltrão.

Segundo ela, a forma de gestão do Porto- centralizada no Rio Grande do Norte- faz a instituição transferir recursos ao estado nordestino- inclusive os rendimentos com a exportação de açúcar- o produto representa 98% da movimentação do Porto.

“Precisamos emplacar esta autonomia. Ela é fundamental porque até as licitações são feitas com ordens do Rio Grande do Norte. Além disso, é necessário concurso público. Transferimos recursos ao Rio Grande do Norte e lá eles pagam os precatórios deles com este dinheiro. Um pequeno percentual retorna a Alagoas”, disse.

Na tarde desta sexta-feira, Rosiana se reúne com técnicos do Porto- que devem passar a ela os números da movimentação dos produtos e a receita gerada.

Indicada pelo gabinete da presidente Dilma Rousseff, Rosiana Beltrão assume o Porto sem ligações com caciques locais- como os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB). O Porto era sondado pelo PTB de Collor para o deputado federal João Lyra.

.