Alagoano assume secretaria estadual em Pernambuco

O alagoano Ronaldo Targino de Almeida Filho é o novo titular da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco. A nomeação foi assinada pelo governador Paulo Câmara, com efetivação retroativa a 1º de janeiro deste ano.

Natural de Delmiro Gouveia, Ronaldo Targino é graduado em Direito e atuou em diversas áreas no Governo de Alagoas, onde já assumiu Superintendência de Prevenção à Violência e Promoção da Paz, no Governo Teotonio Vilela Filho, e a de Políticas para Crianças e Adolescentes, no Governo Renan Filho, ambas na Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

Também teve passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, onde atuou na Secretaria Municipal de Planejamento.

Há pouco mais de um ano, ele foi convidado a integrar a equipe do então secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Cloves Benevides. Agora, assume a “secretaria-chave” dentro da nova pasta criada pelo governador pernambucano, a Secretaria de Prevenção às Drogas.

A nova secretaria vai intensificar a articulação com os municípios e o desenvolvimento de programas, projetos e ações de prevenção ao consumo de drogas e promoção de ações integradas de atenção e reinserção social de usuários e dependentes, tudo isso em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social.

Ronaldo ficará a frente, por exemplo, de um dos mais ousados programas de assistência a dependentes químicos do país, o “Atitude”, que já foi referência nacional na área e conta com investimentos na ordem de 17 milhões de reais por ano.

Vale destacar que Pernambuco é uma referência no enfrentamento da violência, desde quando lançou o “Pacto pela Vida”, com o ex-governador Eduardo Campos. Com a nova secretaria, as políticas sobre drogas passam a fazer parte da atenção do governo para o enfrentamento a essa relação estreita do consumo de drogas com a agenda da violência. Ou seja: o jovem alagoano estará à frente de uma das mais importantes missões do novo governo pernambucano.

“O nosso desafio é conseguir ampliar as ações do governo, dialogando com os territórios e inovando nas políticas de prevenção, cuidado e reinserção, garantindo atendimento e atenção aos pernambucanos”, destaca o secretário-executivo Ronaldo Targino.

“Quero agradecer a confiança do governador Paulo Câmara e do secretário Cloves Benevides, e desde já garantir ao povo pernambucano muito empenho e dedicação”, enfatizou.

Fonte: Assessoria

.