Ícone do site Repórter Nordeste

No Dia de São Jorge, fiéis lotam igrejas no Rio

Agência Brasil

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (23), milhares de fiéis lotam as igrejas dedicadas a São Jorge na cidade do Rio de Janeiro para expressar sua devoção ao santo guerreiro que, no sincretismo religioso afro-brasileiro, corresponde ao orixá Ogum. A enorme devoção popular a São Jorge, no Rio de Janeiro, acabou por fazer do dia 23 de abril, dedicado ao santo, um feriado, primeiramente municipal, e desde 2008, também estadual.

Na igreja do bairro de Quintino, na zona norte da cidade, a celebração começou às 5h, com uma missa. Milhares de fiéis lotam o templo para assistir às missas, realizadas de hora em hora, acender velas, colocar flores e fazer promessas ao santo. Está prevista para as 16h a saída da procissão que percorrerá a Rua Clarimundo de Melo, a principal do bairro, que está fechada ao tráfego.

No Centro, a Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, também registra grande movimentação de fiéis, que chegam a ficar cerca de uma hora e meia na fila para entrar no templo. Às 9h foi realizada uma missa campal, seguida de procissão. Mesmo com o feriado, com tráfego reduzido em quase todas as vias da cidade, o fluxo de veículos é intenso na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, principalmente no trecho próximo à igreja.
A festa de São Jorge também é comemorada com missas e procissões nas igrejas dedicadas ao santo nos bairros de São Cristóvão, na zona norte, e de Santa Cruz, na zona oeste. Em todo o estado, os devotos promovem ainda festas particulares em homenagem ao santo guerreiro.

 

Sair da versão mobile