Ícone do site Repórter Nordeste

Museu de História Natural faz exposição intinerante

Pela segunda vez, o Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/UFAL) apresenta ao público suas coleções científicas da biodiversidade, riquezas minerais, antropologia e arqueologia de Alagoas. A exibição itinerante acontece neste fim de semana no Shopping Pátio Maceió. No sábado (09), das 10h às 22h e no domingo (10), das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

Crianças e adultos poderão explorar as cerca de 20 peças de animais taxidermizados, popularmente conhecidos como “empalhados”. São insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, aves, fósseis, rochas e minerais. Além disso, profissionais da biologia, especialistas em taxidermia e alunos da Ufal estarão no local a fim de apresentar e orientar o público visitante.

Com as escavações dos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no estado de Alagoas. A mais famosa é a preguiça gigante, encontrada no município de Olivença, no Sertão alagoano. Segundo o diretor técnico do Museu de História Natural e doutor em geociências, Jorge Luiz, a intenção é apresentar ao público o patrimônio regional. “Ainda temos muito material para apresentar e pesquisar. Esta é apenas a segunda exposição, mas buscaremos realizar outras mostras”, afirma.

Sobre o museu

Desde a sua criação, em 1991, o museu vem desenvolvendo estudos nos ecossistemas locais, valorizando também o conhecimento das populações tradicionais sobre o uso dos recursos naturais do Estado. Desses estudos resultam coleções sistemáticas científicas, testemunhas de nossa biodiversidade (atual e fóssil), das riquezas minerais e da ocupação humana no decorrer da história (arqueologia e antropologia). O museu fica localizado na Av. Aristeu de Andrade, Farol.

Sair da versão mobile