Ícone do site Repórter Nordeste

Movimento ‘Sou Advogado’ ganha protagonismo em tempos de OAB silenciada

Um grupo de advogados pretende retomar um papel perdido pela OAB de Alagoas: ela voltar a ser protagonista de debates importantes na sociedade local.

Como aliás foi a OAB nacional, na redemocratização.

Nota do grupo que segue abaixo repudia o silêncio da ordem local quanta acusações genéricas direcionadas a advogados.

Pode ser um sinal do que vem por aí em um futuro não tão distante.

Veja:

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

O Movimento “Sou Advogado”, representativo dos Advogados de Alagoas que trabalham e esperam por dias melhores, por uma Advocacia forte e pujante e uma OAB, tanto nacional, quanto local, representativa, atuante e defensora incondicional dos interesses coletivos, das prerrogativas e direitos dos Advogados, com grande inserção na sociedade, vem a público – em razão do aflitivo silêncio da OAB/AL – manifestar, através da presente NOTA, total e absoluto REPÚDIO com as infelizes menções genéricas, abstratas e imprecisas veiculadas pela imprensa ao explicitar que “Advogados são suspeitos de ligação com facções criminosas em presídios”.

Sem dúvida, a advocacia alagoana e brasileira é composta por advogados e advogadas sérios, éticos, trabalhadores, aguerridos e comprometidos não apenas para com a defesa dos direitos de seus clientes, mas, também, para a defesa da sociedade, do Estado Democrático de Direito e de Judiciário mais justo e eficiente, e assim ainda lutam – dia após dia – para prover dignamente o seu sustento e de sua família. Por isso mesmo, todos esses profissionais merecem respeito e não podem, em absoluto, serem colocados em uma “vala comum” para serem qualificados como advogados “suspeitos de ligação com facções criminosas em presídios”. Como em toda profissão, podem existir maus profissionais, os quais devem ser identificados e punidos, assegurando-se todas as garantias constitucionais, exemplarmente.

Com o devido respeito, a infeliz menção absolutamente genérica (queremos crer que por um equívoco que será brevemente esclarecido mediante a pertinente retratação), sem qualquer discriminação, atinge a honra e o bom nome de todos os advogados alagoanos – o que não podemos aceitar ou tolerar. Repetimos: a advocacia merece respeito!

Continuaremos vigilantes e na defesa intransigente dos advogados.

Maceió, Al., 17 de julho de 2018.

MOVIMENTO “SOU ADVOGADO”

Sair da versão mobile