Ministro do Turismo recebe título de cidadão honorário de Maceió no plenário da Câmara

O ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Maceió com o título de cidadão honorário nesta quinta-feira (26). A honraria foi proposta pelo vereador José Márcio Filho (PSD) e subescrita pelo vereador Leonardo Dias (PSD).

Recebido pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), Machado Neto destacou a importância da capital para o turismo e chegou a tocar sanfona ao lado do cantor de forró Geraldo Cardoso e do sanfoneiro Sebastião Ferreira, o Xameguinho, que homenagearam o ministro cantando a música “Ponta de Lápis”.

“Externo a satisfação de receber vossa excelência como nordestino e apaixonado por Alagoas. Admirador das nossas belezas naturais, ajuda o desenvolvimento do nosso Estado. Hoje será agraciado com um título para fortalecer ainda mais esse vínculo e incentivar nossa Maceió que é naturalmente voltada ao Turismo, pasta que o senhor representa”, destacou Galba.

O líder do PSD Leonardo Dias justificou que a homenagem tem relevância pela atuação de Machado Neto, a quem tratou como amigo, por conta de “todo o trabalho brilhante que vem desempenhando na pasta em favor do turismo e da cultura”. Para ele foi importante destacar que durante a fase mais crítica da pandemia o ministro enviou R$ 50 milhões a Alagoas por meio da Lei Aldir Blanc em socorro aos artistas alagoanos. “O turismo representa para Maceió uma grande parte do que é arrecado em impostos e é nossa maior vocação”, enfatizou Dias.

Após a entrega do título, Gilson Machado destacou que tem compromisso com o turismo do país. Ele disse que a relação com Alagoas é muito significativa, tanto que escolheu morar no Litoral Norte. “Vou além: sou casado com esse estado porque escolhi São Miguel dos Milagres para viver”, celebrou o ministro.

Falando em nome do Governo Federal, disse que a atual gestão encontrou um país com obras inacabadas e que ao invés de enfatizar a “paternidade” do que será feito, o compromisso é com a entrega das obras, compromisso este com os pagadores de impostos.
“Falar de Maceió é falar de uma cidade que deveria ser modelo para todas as demais no Brasil em termos de ocupação e matriz econômica. O país todo tem apenas 8% do PIB decorrente do turismo, enquanto aqui temos cenário oposto, com alta ocupação hoteleira o ano todo”, destacou.

Machado lembrou ainda que o ministério tem compromisso com a capital, tanto que investiu na construção da Ecovia Norte, que vai ligar a parte alta da cidade ao litoral.

Em sua avaliação, o momento pós-pandemia será muito relevante para a economia brasileira. Por esta razão o governo não tem hesitado em fazer um dos maiores investimentos em saúde já registrados na história para conter o avanço da Covid-19.

“Acredito que os números devem melhorar com o controle da pandemia, resultado da ampliação da vacinação. Até o momento já temos 224 milhões de doses distribuídas e 180 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose. Vamos fechar o mês de agosto com 80 milhões de doses recebidas. Após a pandemia, nenhum país terá uma recuperação como a nossa”, previu o ministro.

Antes de encerrar seu pronunciamento, e enfatizando que falava como músico, enalteceu o Projeto de Lei aprovado na casa de autoria do vereador Leonardo Dias que determina a contratação de artistas locais sempre que os eventos contarem com recursos do município. Segundo o ministro a ideia é muito boa e irá divulgá-lo para que sirva de referência para outras cidades do país.

Da assessoria da Câmara

.