Ícone do site Repórter Nordeste

Mesmo sob suspeita, Executivo leva adiante licitação para compra de helicóptero

Mesmo com a suspeita de direcionamento da licitação- levantada por uma das empresas- para aquisição de um helicóptero de uso do governador- o Gabinete Militar do Palácio República dos Palmares vai levar adiante a licitação para a compra de um modelo que pode colocar em risco a vida do chefe do Executivo de Alagoas.

Entenda: Executivo quer comprar helicóptero mais caro e com riscos ao governador

Em nota, o sub-secretário do Gabinete Militar, coronel José Bernardo Silva, disse que o modelo da aeronave não está definido “uma vez que ocorrerá licitação”.

“O Estado irá licitar um helicóptero para atendimento ao Gabinete Militar. o modelo ainda não fora definido, uma vez que ocorrerá uma licitação para escolha da aeronave. Convém ressaltar que o modelo citado pelo nobre jornalista “kingair” na verdade se escreve King Air e é um avião e não um helicóptero”, disse o coronel.

“Quanto aos pretensos concorrentes, todos os fabricantes de helicóptero tem aeronaves compatíveis quanto a necessidade operacional do Gabinete Militar, em virtude disso foi escolhida a modalidade de licitação”, disse o coronel.

Segundo ele, a escolha de uma aeronave usada sairia mais caro para o Estado, por causa da manutenção. O objetivo é um helicóptero com vida útil de 20 anos- para substituir o modelo atual.

“A escolha de uma aeronave usada, pelo fato de ser mais barata em sua aquisição acaba se tornando mais cara em sua manutenção e sem a garantia de fábrica, uma vez que essa aquisição será para substituir a atual aeronave do governo com mais de 20 anos de uso e obsoleta. Essa nova aeronave, seja ela qual for, servirá ao governo por um período de aproximadamente 20 anos de uso”, explicou.

“Independente do modelo a ser definido na licitação, todas as empresas de manutenção encontram-se no eixo Rio de Janeiro e São Paulo e seus funcionários se deslocam até as aeronaves para a realização dos serviços. Quando for necessário uma manutenção de grande porte, seja qual for o modelo, deverá se deslocar a um desses centros para execução do serviço”, pontou.

Veja nota completa

O Estado irá licitar um helicóptero para atendimento ao Gabinete Militar. o modelo ainda não fora definido, uma vez que ocorrerá uma licitação para escolha da aeronave. Convém ressaltar que o modelo citado pelo nobre jornalista “kingair” na verdade se escreve King Air e é um avião e não um helicóptero.

Quanto aos pretensos concorrentes, todos os fabricantes de helicóptero tem aeronaves compatíveis quanto a necessidade operacional do Gabinete Militar, em virtude disso foi escolhida a modalidade de licitação.

O requisito é uma aeronave no mínimo monoturbina com 8 lugares e potencia suficiente para o transporte desses passageiros e autonomia compatível com o território alagoano.

A escolha de uma aeronave usada, pelo fato de ser mais barata em sua aquisição acaba se tornando mais cara em sua manutenção e sem a garantia de fábrica, uma vez que essa aquisição será para substituir a atual aeronave do governo com mais de 20 anos de uso e obsoleta. Essa nova aeronave, seja ela qual for, servirá ao governo por um período de aproximadamente 20 anos de uso.

Independente do modelo a ser definido na licitação, todas as empresas de manutenção encontram-se no eixo Rio de Janeiro e São Paulo e seus funcionários se deslocam até as aeronaves para a realização dos serviços. Quando for necessário uma manutenção de grande porte, seja qual for o modelo, deverá se deslocar a um desses centros para execução do serviço.

São as informações e nos colocamos a vossa disposição, através da Seção de Transporte Aéreo do Gabinete Militar, para dirimir e esclarecer tecnicamente quaisquer dúvidas.

Sair da versão mobile