Mercadante diz que piso nacional é para incentivar jovens no magistério

"Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse

Com agências

ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o reajuste de 22,22% aplicado ao piso nacional de salário do magistério é uma forma de atrair jovens para a carreira.

As declarações foram dadas em Natal (Rio Grande do Norte). “Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos”, disse.

O ministro disse ainda que o dispositivo da lei que assegura um terço da jornada dos professores fora da sala aula também deve ser cumprido e lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela constitucionalidade da lei ao examinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por cinco governadores.

Mercadante também fez um apelo aos secretários estaduais para que mobilizem suas bancadas parlamentares para aprovar com urgência o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020.

.