Ícone do site Repórter Nordeste

Mensalão: Supremo absolve Duda Mendonça e a sócia

IG

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta segunda-feira o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes de todos os crimes: lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Outros quatro réus também foram absolvidos da acusação de evasão de divisas no esquema do mensalão. Numa sessão marcada pela rapidez dos votos de vários ministros, a maioria da Corte também condenou o publicitário Marcos Valério e outros dois réus pelo mesmo crime.

Os ministros que se pronunciaram até agora absolveram Duda, assim como sua sócia Zilmar Fernandes. A lista de absolvidos inclui ainda Cristiano Paz, ex-sócio do publicitário Marcos Valério; Geiza Dias, funcionária da SMP&P; e Vinicius Samarane, ex-diretor do Banco Rural.

Já a relação dos condenados inclui, além de Valério, seu ex-sócio Ramon Hollerbach e a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos. No chamado núcleo financeiro do esquema, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e o ex-vice-presidente do banco José Roberto Salgado.

A maioria dos ministros absolveu o publicitário do crime de lavagem referente a saques feitos no Banco Rural por Zilmar Fernandes no total de R$ 1,4 milhão e ainda na parte que trata dos 53 depósitos feitos na conta da offshore Dusseldorf. Nesse caso, três ministros condenaram o publicitário e sua sócia, enquanto outros quatro foram favoráveis à absolvição.

Sair da versão mobile