Mato Grosso do Sul inova com tecnologia que auxilia no gerenciamento de obras públicas

A escolinha sem terminar do bairro X mudou a rotina da dona Maria. Sem ter onde deixar os filhos pequenos, fica difícil achar trabalho ou quem fique com os pequenos. A ponte da rodovia Y é promessa de campanha, mas ainda não saiu do papel. Sem ela, seu João atravessa o rio de balsa para chegar ao emprego. Embora fictícios, os exemplos mostram que a construção e o desenvolvimento de obras públicas impactam a vida da população.

Acompanhar e assegurar a conclusão dos projetos é uma das principais ações dos gestores, prefeitos e governadores. O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), por exemplo, versa sobre essa obrigação, orientando na Resolução no 1010/2005, a verificação e o acompanhamento da execução de obras ou serviços. Documentos impressos ajudam e servem como instrumentos jurídicos, mas, a tecnologia como ferramenta de trabalho vem conferindo precisão, prevendo prazos, facilitando o processo de pagamentos, permitindo uma medição de tempo mais dilatada, garantindo maior transparência na gestão e qualidade na entrega de dados.

A Ei Soluções Inteligentes, de Campo Grande (MS), desenvolveu o sistema e-Kronos, com foco na melhoria dos processos de gestão de investimento em obras públicas. A solução, que em 12 anos de trabalho saltou de case para ferramenta adotada pelo Governo do Estado, ganhou até prêmio: em 2021, foi reconhecida como uma das melhores startups GovTech. “É um grande banco de dados. Temos ali mais de 10 mil projetos catalogados. Embora isso tudo seja muito rico, os gestores se perdem um pouco”, conta Rogê Teissere Delgado, co-founder da Ei Soluções.

Para agregar ao e-Kronos recursos mais dinâmicos de acompanhamento de indicadores e análise de informações gerenciais, a Ei Soluções avaliou inúmeras ferramentas de software de BI (Business Intelligence) do mercado. Neste processo, encontrou no SuperBI a ferramenta que servia ao propósito que não só a Ei Soluções buscava, mas os gestores públicos também. “Foi uma virada de chave. A solução desenvolvida com o SuperBI é um sistema que proporciona uma excelente mineração de dados, o que redunda rastreabilidade e mais transparência. Também oferece maior clareza aos órgãos do Tribunal de Contas quando querem entender algum processo ou fluxo. “Saímos de uma solução de um processo, para uma solução de digitalização”, explica Rogê. A parceria com a BXBsoft, iniciada há menos de um ano, está evoluindo muito bem”. Cinco clientes, incluindo o Governo do Estado, já têm acesso a todo um mapa de acompanhamento de projetos e obras.

Roge Teissere Delgado, Otavio Augusto F. Delgado e Ettore F. Delgado, responsáveis pela gestão da Ei Soluções Inteligentes

O processo de integração com a ferramenta foi rápido e a conversa entre sistemas praticamente intuitiva. “A interface intuitiva e a facilidade de ser implantada foram outros requisitos que nos levaram a optar pela proposta da BXBsoft. A configuração das ferramentas para o usuário também é bem rápida. Isso ajuda muito”, avalia Bruno Eduardo de Mello Alves, gestor técnico do projeto de integração de BI com o e-Kronos. Para Leonardo Matt, CEO da BXBsoft, o sucesso do SuperBI está exatamente na simplicidade da ferramenta. “O corpo gerencial do cliente precisa de informação gerencial confiável, atualizada e com fácil alcance”, pontua.

Com os recursos do SuperBI, o e-Kronos passou a oferecer uma visão em 360° do andamento dos projetos e das obras. Além de saber quais obras estão em construção, por exemplo, o gestor tem controle sobre a previsão de término e os motivos de uma determinada obra estar atrasada. Assim, um governador que caminha pelo Estado, por exemplo, pode acompanhar o cronograma de cada município. “Como gestor, ganha tempo na tomada de decisões e no direcionamento delas, além da transparência e da qualidade do que está recebendo”, compartilha Rogê.

O SuperBI permite que as informações sejam consultadas tanto em PC, como via smartphone ou, ainda, exibidos em monitores grandes na parede.

SERVIÇO

Para saber mais: https://www.bxbsoft.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.