O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não perder tempo quando o assunto é condenar a região Nordeste do Brasil e culpar nordestinos por empecilhos a seus empreendimentos políticos.
Para dar exemplos e fazer críticas à esquerda ele afirmou que o Nordeste é a pior região do país por acreditar nos “discursos do PT”. Segundo ele, nordestinos não deveriam migrar para São Paulo.
“Qual deveria ser a região mais rica e próspera do Brasil? O Nordeste. O PT está há 20 anos lá. E é a pior região do país infelizmente”, afirmou Bolsonaro.
Que discursos de ódio estão na construção da imagem política do Bolsonaro todos sabem, mas o rancor pelo Nordeste só faz demonstrar sua ligação umbilical com o que pensam os setores mais conservadores do Sul e do Sudeste do país.
Com frequência ele faz alusão a esta antiga representação de um Nordeste atrasado e que parou no tempo, uma construção política da segunda metade do século XX quando o Nordeste virou “região problema”.
“Os caras saem do Nordeste para São Paulo atrás de oportunidade. Deviam ter ficado lá, né? Mas lá não tem oportunidade”, reiterou.
Apesar de ele erroneamente analisar que a esquerda só tem discurso para oferecer, Bolsonaro não explica por que suas “estratégias discursivas” enfrentam certa dificuldade na região. Fica mais fácil, porém, apelar pelo simples: é tudo “lavagem cerebral” do PT.