Maiores consumidores do País têm até 35 anos

Diário do Nordeste

Pesquisa divulgada pela Serasa Experian revela que este público concentra quase 39% da demanda por crédito

Nascidos de 1978 em diante; pessoas que cresceram na era da expansão do computador, internet e telefonia; designados de geração Y. Esses são os maiores consumidores do País. É o que indica pesquisa inédita da Serasa Experian, divulgada recentemente, a partir de dados coletados no primeiro semestre do ano passado. O estudo considerou praticamente 1 milhão de consultas feitas ao Serasa naquele período por empresas de todas as regiões do Brasil.

Ao todo, conforme o estudo, a geração Y (jovens até 35 anos) corresponde a 38,7% de toda a demanda brasileira de crédito e contratação de serviços. Os nascidos entre 1966 e 1977, geração X, vêm logo depois, com 28,6%; os Baby Boomers (entre 56 e 67 anos de idade) ficaram com 27,5%; e os Veteranos, cidadãos acima de 68 anos de idade, ficaram com 5,2%. Os segmentos analisados pela Serasa Experian foram Bancos e Financeiras, Varejo e Serviços, Telefonia e Serviços Básicos. Bancos e financeiras são as instituições mais procuradas por todas as categorias de idades para fazer crédito. Seguradoras aparecem em segundo, para os mais velhos; enquanto que telefonia é a segunda mais procurada pelos mais jovens, que buscam tecnologia.

Interesses distintos

Os hábitos de compra das gerações são bem diferentes, indica a pesquisa. As prioridades para os mais jovens são bem distantes do que os mais velhos consideram importante na hora deles consumirem.

“Para os Veteranos, as seguradoras ocupam o segundo lugar, com 21,2% de suas contratações de serviços, sendo 95% para automóveis. Esta geração valoriza a segurança e a proteção do patrimônio. Os Veteranos nasceram em uma época de conflitos mundiais e de instabilidade política no Brasil. Cresceram em um período em que o crédito era reduzido e se restringia a poucos financiamentos de imóveis. Ter uma propriedade era seu sonho de consumo”, analisa trecho do estudo da Serasa.

Consumistas

Os mais novos priorizam o momento. São os mais consumistas. “A telefonia é o destaque de consumo, com 22% de suas demandas por crédito e serviços no período analisado. Nada mais lógico para a primeira geração que cresceu com computador em casa e ao lado das novas tecnologias, como os smartphones, e que vive na era das redes sociais”, diz, reforçando que “são jovens brasileiros que chegaram à idade de consumo com a economia estabilizada e com o crédito em expansão. Eles buscam facilidade de pagamento, não são apegados a marcas e muitas vezes guiam suas escolhas de consumo pelas mídias sociais”, explica em outro trecho o levantamento divulgado pela Serasa Experian.

Metodologia

1 mi de consultas feitas ao Serasa por empresas de todas as regiões do Brasil foram consideradas pelo entidade para a realização da pesquisa

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