Maceió: Saúde alerta para aumento dos casos graves de Influenza

vacina-influenza

Wilson Smith/Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis (CTVDAT), registrou até a semana epidemiológica de Nº 18 aumento de 261,5% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em relação ao ano passado. Em 2023, foram confirmados 18 casos e, no mesmo período de 2024, somam-se 94 casos.

A SMS reforça que a população procure os postos de imunização contra a gripe. A vacina está disponível na capital alagoana para todos os grupos, a partir dos seis meses de idade. A SMS orienta, sobretudo, a importância da imunização do público-alvo, com maior risco de agravamento, composto por crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.

A médica infectologista da Diretoria de Vigilância em Saúde, Mardjane Lemos, falou sobre a importância da população se manter atenta aos sintomas e realizar a vacinação.

“Já estamos em um período em que é esperado o aumento de infecções virais respiratórias, então é importante investir na vacinação para a Influenza, pois ela reduz o risco de complicações que levam à necessidade da busca por assistência, internação e até óbito. Portanto, o chamamento para vacinação, tanto para a Influenza quanto para a Covid, é fundamental. Lembrando que os grupos de risco se sobrepõem, então é importante que as pessoas aproveitem e tomem as duas vacinas, que podem ser administradas simultaneamente. Vacinem-se e incentivem as pessoas ao redor, pois quanto mais pessoas vacinadas, menor será a circulação do vírus.”, enfatizou.

A médica infectologista também reforçou um chamamento para os profissionais de saúde: “É importante lembrar que existe um antiviral eficaz, o Tamiflu, que funciona nos casos de Influenza e, se usado nas primeiras 72 horas do início dos sintomas, reduz significativamente o risco de complicações. O antiviral está amplamente disponível em várias Unidades Básicas de saúde e algumas UPAs, e é importante que os profissionais lembrem-se de prescrever. Não é necessário confirmar que se trata de Influenza, apenas afastar a possibilidade de Covid, o que pode ser feito com o teste rápido”, explica Mardjane Lemos.

Em todo o ano de 2023 foram registrados sete óbitos de SRAG por Influenza e até a semana epidemiológica 18, em 2024, já foram notificados 10 óbitos. Diante do aumento, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe para toda a população, especialmente para os grupos de risco.

Para Mardjane lemos, a vacinação não só reduz a incidência de complicações e internações, mas também contribui para a proteção coletiva, diminuindo a circulação viral. É fundamental que a população esteja atenta aos sinais de infecções respiratórias e busque assistência médica quando necessário.

Locais de vacinação

As vacinas estão sendo administradas de segunda a sexta-feira em nas Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado – das 9h às 21h), Pátio Shopping (segunda a sábado, das 13h às 21h/ domingo, das 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) – todos os dias – das 14h às 21h. E nas unidades volantes do Saúde da Gente (segunda a sábado – das 8h às 20h) e no Brota na Grota (terça à sexta-feira – das 9h às 16h).

E para os usuários acamados, é preciso realizar agendamento através do telefone (82) 3312-5589 (segunda a sexta-feira – 8h às 14h).

.