Ícone do site Repórter Nordeste

Maceió recebe as principais cientistas brasileiras com homenagem a alagoana

Washington (EUA), 25 de maio de 2022 – As principais cientistas do Brasil irão se encontrar em Maceió na próxima semana, para a entrega do 5ª Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. Entre as homenageadas está a pesquisadora Marília Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que ganhou a premiação no ano passado.

A cerimônia será na próxima quinta-feira (2 de junho) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, às 15h50. O evento faz parte da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que acontece em Maceió de 31 de maio a 3 de junho.

Uma das principais cientistas do país, Marília Goulart recebeu o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química no ano passado, na categoria Líder Acadêmica. Como em 2021 a cerimônia foi virtual, desta vez a professora da UFAL irá ser premiada presencialmente.

“Foi uma enorme satisfação receber o prêmio no ano passado, e certamente será ainda maior este ano, com a presença de muito colegas e aqui em Maceió”, diz Marília Goulart.

Este ano, as ganhadoras são Ohara Augusto, da Universidade de São Paulo (USP), Thais Guaratini, da empresa Lychnoflora, e Carolina Horta Andrade, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A premiação é oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com o apoio da C&EM (Chemical & Engineering News) e CAS (uma divisão da ACS).

Entre os trabalhos premiados, destacam-se pesquisas relacionadas à Covid-19 e à vacina do Instituto Butantan, além de avanços no tratamento de doenças como catarata, Chagas, leishmaniose, esquistossomose, tuberculose, malária e Zika.

O objetivo do prêmio é promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil e de avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da química.

“A cada ano, o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química cresce em importância”, afirma o presidente da SBQ, Romeu C. Rocha Filho. “A qualidade das candidatas nas três categorias tem sido excepcionalmente alta, dificultando muito o trabalho das comissões de seleção. Na SBQ temos o prazer de prestigiar as conquistas dos vencedores de 2022”, completa.

“Este ano, o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química chega à sua quinta edição e estou muito feliz em ver mais um trio de cientistas de destaque sendo reconhecido pela SBQ e ACS”, diz Bibiana Campos Seijo, editora-chefe da C&EN e vice-presidente do C&EN Media Group. “O Brasil é um país com uma rica diversidade cultural e enorme talento científico. Vamos aproveitar esta oportunidade para celebrar o seu capital científico como merece.”

Denise Ferreira, gerente nacional da CAS para o Brasil, acrescenta: “É uma honra reconhecer essas mulheres talentosas e observar o crescente interesse da comunidade ano após ano pelo prêmio. Sabemos que o Brasil tem profissionais femininas altamente qualificadas e estamos muito felizes em reconhecer sua contribuição para a ciência.”

Cada vencedora receberá US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em dinheiro, um SciFinder ID válido por 1 ano, assinatura gratuita da ACS por 3 anos e um certificado de prêmio e troféu.

As vencedoras do 5º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química

Ohara Augusto – Universidade de São Paulo (USP)

Vencedora na categoria Líder Acadêmica. Este prêmio reconhece uma acadêmica que fez contribuição importante para o impacto global e social na pesquisa científica em química e áreas afins. Ela está sendo homenageada por suas importantes contribuições para a compreensão da formação e da atuação de radicais livres e oxidantes em sistemas biológicos. Seus trabalhos levaram à caracterização de oxidantes envolvidos em processos infecciosos e inflamatórios e de oxidantes derivados de dióxido de carbono (CO) e à descoberta de uma modificação oxidativa que ocasiona agregação de proteínas. Ela foi ainda responsável pela criação do Laboratório de EPR (Espectroscopia Paramagnética Eletrônica) da USP, que serviu para atrair e incentivar um grande número de novos pesquisadores nesta área da química.

Thais Guaratini – Lychnoflora

Vencedora na categoria Líder na Indústria. Este prêmio reconhece a profissional que trabalha na indústria química cujas pesquisas e inovações criativas levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o bem da comunidade e da sociedade. Guaratini é fundadora da Lychnoflora, uma spin-off da Universidade de São Paulo que oferece serviços para organizações de setores farmacêutico e alimentício, entre outros. Durante a pandemia esteve envolvida em pesquisas sobre reposicionamento de fármacos e a empresa atuou dando suporte para o acondicionamento da vacina contra a Covid-19. Além disso, ela participa do quadro societário da empresa Heborá, colaborando com o desenvolvimento de produtos para a saúde utilizando matérias-primas de abelhas nativas. Nesse ponto, a pesquisa está associada a um programa social de transferência de renda a mulheres do campo, através da atuação em assentamentos rurais.

Carolina Horta Andrade – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Vencedora na categoria Líder Emergente. Este prêmio reconhece as realizações de uma jovem cientista química. Ela se destaca por seu trabalho no campo da Química Medicinal Computacional e utilização de inteligência artificial para a descoberta de novos medicamentos para doenças negligenciadas e vírus emergentes, como leishmaniose, esquistossomose, tuberculose, malária e Zika. Ela ainda coordena projeto em parceria com países do BRICS (que reúne Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul), na busca de fármacos contra a Covid-19. Carolina Andrade ainda está engajada na causa da igualdade de gêneros na ciência e se empenha em incentivar e ajudar jovens e mulheres que buscam carreiras científicas. A cada ano, ela ensina aproximadamente 40 estudantes de graduação femininas.

Sobre a ACS e seus parceiros

 

A American Chemical Society (ACS) é uma organização sem fins lucrativos, licenciada pelo Congresso dos EUA. A missão da ACS é promover o empreendimento químico mais amplo e seus profissionais para o benefício do planeta e de sua população. A Sociedade é líder global no fornecimento de acesso a informações e pesquisas relacionadas à química por meio de várias soluções de pesquisa, periódicos revisados ​​por parceiros, conferências científicas, e-books e periódicos semanais de notícias sobre Química e Engenharia. Os periódicos da ACS estão entre os mais citados, mais confiáveis ​​e mais lidos na literatura científica. Entretanto, a própria ACS não realiza pesquisas químicas. Como especialista em soluções de informação científica (incluindo SciFinder® e STN®), sua divisão CAS capacita pesquisa, descoberta e inovação global. Os escritórios principais da ACS estão em Washington, D.C. e Columbus, Ohio.

5º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas

Quando: quinta-feira, 2 de junho, às 15h50

Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), durante a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Foto: Marília Goulart/Arquivo Pessoal

Para receber automaticamente comunicados à imprensa da American Chemical Society, entre em contato com newsroom@acs.org

Siga-nos em:

Twitter: @ACSpressroom

Sair da versão mobile