Maceió: Líquido vazando do antigo lixão pode ser chorume

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) autuou a empresa que administra a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Cruz das Almas por infração ambiental, informa a Secom.

Nesta sexta-feira (16) equipes de fiscalização estiveram no local e constataram um vazamento de água que escorre do aterro para as galerias pluviais da região.

O lançamento foi identificado a partir de uma denúncia da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió.

Durante a fiscalização, os técnicos solicitaram que a empresa responsável pela manutenção do antigo lixão fizesse a coleta de água e as análises laboratoriais para verificar se existe uma carga poluidora no efluente lançado. “Em decorrência das fortes chuvas, o reservatório de chorume pode ter transbordado. Fizemos uma vistoria no entorno e verificamos que o sistema de drenagem não estava devidamente limpo”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário.

A fiscalização foi acompanhada por técnicos da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e pelo secretário municipal de Governo, Francisco Sales. O órgão ambiental destacou que já havia notificado a operadora do aterro para que tomasse as devidas providências nas questões de manutenção. “Se for constatado crime ambiental, a empresa será multada e deverá apresentar um plano de recuperação da área degradada para corrigir o dano.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *